Fiscais treinados às vésperas vão aplicar provas do Enem

MEC disse ao iG que treinamento para quem vai atuar nas salas já havia terminado, mas estudantes foram selecionados esta semana

Priscilla Borges, iG Brasília |

Na semana anterior à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , fiscais que trabalharão nas salas onde quase 5,4 milhões de candidatos farão as provas neste fim de semana ainda estão sendo treinados. Conforme adiantou o iG na quarta-feira, instituições selecionaram fiscais esta semana e possíveis colaboradores comentaram no Twitter que não sabiam se trabalhariam no Enem ou não. Mesmo alguns já confirmados não haviam sido preparados para a função ainda.

Veja também: Conheça as regras e prepare-se para as provas com o Guia Enem 2011

Jobson Souza, de 21 anos, é um deles. Morador da cidade de São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte, vai trabalhar como fiscal de sala pela primeira vez. Soube que havia sido escolhido para a tarefa há duas semanas, mas só passou por treinamento nesta quinta-feira. Ele conta que, durante uma hora e meia, ouviu explicações sobre procedimentos, recebeu uma lista com recomendações e um vídeo com regras e obrigações dos fiscais nos dias de provas.

“Será a primeira vez que serei fiscal, mas não estou nervoso. Sou acostumado com responsabilidades do tipo. As principais recomendações foram sobre uso de aparelhos eletrônicos e pedidos dos participantes para ir ao banheiro”, contou ao iG. Segundo Jobson, o treinamento foi dado pelo coordenador municipal do Enem, que avisou também que, em cada sala, ficarão dois fiscais. Ele vai atuar na Escola Batista Carlos Matheus.

Fernanda Fernandes, estudante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró (RN), também conta que recebeu instruções para aplicar as provas esta semana. No site da instituição , uma nota informava aos selecionados que a reunião de preparação para o trabalho seria realizada na quinta-feira, a dois dias da aplicação das provas.

Convocação tardia
Na quarta-feira, o iG informou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) ainda estava selecionando servidores para fiscalizar a aplicação. Eles não receberiam treinamento especial e participariam apenas de uma reunião no sábado pela manhã, que, segundo os organizadores, é praxe para todos os 435.065 colaboradores que vão trabalhar no Enem este ano.

Questionada pela reportagem do iG sobre o tempo de preparação dessas pessoas para a prova, a Diretoria de Administração do instituto, responsável pela seleção, afirmou que somente “pessoas que já possuem experiência em aplicação de provas” seriam convocadas. Pouco tempo depois, o instituto tirou a notícia que convocava os servidores do ar.

Nos últimos meses, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu, em diversos momentos, que todos os fiscais seriam treinados para o exame com antecedência. Questionada pelo reportagem na quarta-feira sobre a seleção de última hora no IFPB, a assessoria de imprensa do Ministério da Educação afirmou que todos os fiscais que vão atuar dentro das salas já foram treinados e somente os que atuariam “no entorno da avaliação” ainda estavam sendo chamados.

O Cespe, por sua vez, informou que a convocação e o treinamento de fiscais são feitos com base em um documento do Inep, que dá todas as orientações. Primeiro, o consórcio convoca coordenadores de aplicação regionais – que são escolhidos em um cadastro de colaboradores antigos – e os treina e prepara em cidades-polo. Depois, eles ficam encarregados de escolher os fiscais e repassar o treinamento.

A assessoria de comunicação informou ao iG que a convocação e o treinamento de fiscais são feitos com base em um documento do Inep, que dá todas as orientações. Primeiro, o consórcio convoca coordenadores de aplicação regionais – que são escolhidos em um cadastro de colaboradores antigos – e os treina e prepara em cidades-polo. Depois, eles ficam encarregados de escolher os fiscais e repassar o treinamento. O Cespe diz que os treinamentos começaram em setembro.

Acompanhe a cobertura do Enem no Twitter do iG Educação .

    Leia tudo sobre: enem 2011provas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG