Erro de impressão no cartão de respostas do Enem causa confusão

Em SP, engano pegou organização do exame de surpresa e provocou uma paralisação de 30 minutos. No Rio não houve atraso

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo |

Um erro de impressão no cartão de respostas das provas causou confusão neste sábado, em São Paulo, durante o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao começarem a escrever suas respostas, os estudantes notaram o erro, que fez com que os fiscais paralisassem o exame durante meia hora. Após a solução do problema, foram concedidos 30 minutos adicionais aos candidatos.

Anderson Cleyton de Fone, 32, recebeu a prova amarela para fazer e se assustou ao responder as questões 1 a 45, que pertenciam ao campo de Ciências Humanas. No entanto, na folha constava “Ciências da Natureza”. O mesmo se deu nas questões 46 a 90, mas de forma inversa. A confusão não aconteceu somente com as provas amarelas. Amanda de Souza, 18, conta que fez a prova azul e que teve o mesmo problema.

Após a paralisação, os fiscais informaram aos candidatos de que eles deveriam seguir respondendo o exame, uma vez que a correção seria feita com base nos números das questões.

Procurado pelo iG, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que está apurando o caso, mas que ainda não tem uma posição definida.

O Enem é dividido em dois dias. Enquanto no primeiro os candidatos realizam as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, que ao todo contêm 90 questões, no segundo eles fazem Linguagens e Matemática, também com 90 questões, além de Redação. 

No Rio, alunos foram avisados

Segundo alunos que prestaram o exame no Rio de Janeiro, o problema não gerou atrasos. Antes da prova começar, os fiscais avisaram os estudantes de todas as salas que, assim, começaram a responder as questões já sabendo do erro no cartão de respostas.

O problema no gabarito ocorreu em todo o Brasil.

    Leia tudo sobre: Enemgabarito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG