Duas mil escolas estão abaixo do nível dos países desenvolvidos

Metade das escolas com mais de 75% de participação no Enem não atingiu média 600, considerada como bom desempenho

iG São Paulo |

Entre as mais de 4,2 mil escolas com maior nível de participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, 1.998 (47%) não atingiram a média de 600 pontos. A marca, em uma escala que varia de 0 a 1.000, seria o equivalente ao desempenho dos países desenvolvidos no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa).

No grupo das que estão acima dos 600 pontos, 2.042 são particulares e 163 públicas. Entre as que não atingiram a marca, 1.080 são da rede privada e 918 da rede pública.

A meta do ensino médio brasileiro é atingir nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2028. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, isso corresponde a alcançar média nacional 600 no Enem, um crescimento de 100 pontos em relação à média alcançada em 2009. “Isso significa que andamos 10% do nosso caminho. Estou fazendo uma tradução livre para dar noção do que significam esses dez pontos de incremento”, disse em entrevista coletiva.

Segundo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, a presidenta Dilma Rousseff e ministros ficaram satisfeitos com o resultado do Enem 2010. “A meta do governo é alcançar 100 pontos em dez anos e alcançamos 10 pontos neste ano, então a meta foi atingida. Houve melhora significativa do ensino no País, dentro do esperado. Não é uma euforia porque temos ainda muito que andar, mas estamos dando os passos na medida certa e está dentro do esperado”, disse.

Perguntado se a presidenta Dilma ficou satisfeita com os resultados, respondeu. “Não tem como estar insatisfeita. A meta foi atingida.”

Sobre a diferença de desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas, o líder disse que no passado essa discrepância era ainda maior. “Se observarmos há dez anos, sete, a discrepância era maior e não temos ainda esse dado, mas a expectativa é que essa discrepância esteja menor.” Os números do Enem divulgados hoje mostram que, responsáveis por 88% das matrículas do ensino médio do país, as escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional em 2010.

Média nacional

Em 2010, a média nacional ficou em 511,21 nas provas objetivas, dez pontos mais do que na edição anterior, que teve nota média de 501,58. Entre as escolas com maior participação dos estudantes, 5,8% ficaram abaixo da média nacional.

* Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: Enemranking escolasensino médioenem 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG