Casais e amigos falam da experiência de prestar vestibular juntos

Amigas estudaram juntas para a prova e dividem a ansiedade no momento decisivo. Casal conta as dificuldades de administrar os estudos a dois

Luana Rossi, especial para o iG, e Raphael Gomide |

Ivone Perez
Ayala Alves e Ana Paula Pimentel estudaram juntas para o exame
O casal Raphael Siqueira, de 19 anos, e Bruna Araújo, de 22 anos, está junto em mais um ano de Enem. Namorando há cinco anos, Raphael e Bruna tentam pela terceira vez o vestibular e diz que a cada tentativa mudou de opção de curso. “Na primeira vez que fiz o Enem passei para o curso de educação física, mas nem comecei porque vi que não tinha nada a ver comigo. Na segunda tentativa, mudei para administração e não passei. Hoje estou tentando para economia, porque gosto muito de matemática.”, afirma Raphael. Já Bruna tenta vaga para curso de design gráfico.“Nas primeiras vezes cheguei a fazer cursinho, mas agora fiquei estudando em casa mesmo”, conta a estudante.

O casal afirma que não estudou junto e que acaba sendo muito difícil deixar de fazer as coisas para estudar. “Ela me apoia bastante, mas ao mesmo tempo me cobra da gente não sair. É complicado mesmo”, conta Raphael.

As amigas de infância Aylana Alves e Ana Paula Pimentel, de 17 anos, se prepararam juntas para o Exame Nacional do Ensino Médio. Pela segunda vez Aylana presta o Enem para Biologia. “Decidi fazer a primeira vez para saber como funciona a prova e ate mesmo para ficar mais calma hoje”, afirma a estudante que mesmo usando desta tática teve que tomar calmante para dormir na noite anterior.

A amiga Ana Paula pela primeira vez participa do Exame e não estava nervosa. “Fiquei um ano me preparando, fazendo curso, só tomei chazinho da vovó para me manter tranquila”, conta a estudante, que pretende seguir o curso de engenharia química.

Acompanhadas das mães, as duas amigas contaram com apoio da família no dia da prova. A gerente financeira Luciana Alves, de 45 anos, fez questão de esperar Aylana até o final da prova. “Dou muito apoio, mostro para ela que hoje em dia é necessário nível superior e que o mercado está muito exigente”, afirma a mãe.

Com experiência de 27 anos como professora, Vera Lucia Pimentel, de 49 anos deu dicas de prova para Ana Paula. “Tento passar a minha experiência de tantos anos com provas para ela. Vim deixá-la aqui, dar meu apoio e volto para buscá-la”, conta a mãe.

No campus da Uni-Rio, o ator Babu Santanna esteve ao lado da namorada, Bruna Barros, de 22 anos. “Acho bacana estar do lado dela nesse momento. Vim trazê-la para dar apoio mesmo”, afirma. Formada desde 2001, Bruna, que é professora, conta que ainda não decidiu qual curso irá fazer, apenas a universidade que tem preferência . “Estou na dúvida entre publicidade e produção artística. Definido por enquanto tenho apenas a faculdade, que é a Ufrj.”, afirmou a candidata.

Raphael Gomide
Babu Santanna acompanhou a namorada Bruna Barros até o local da prova

    Leia tudo sobre: enemuerjcandidatosuni-rio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG