Candidatos já haviam feito redação com tema semelhante na escola

Os limites entre o público e o privado na internet já haviam sido trabalhados em colégios públicos e privados em São Paulo

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo |

O debate sobre como se comportar em redes sociais para respeitar os limites entre a vida particular de cada um e ao mesmo tempo estar em um ambiente público, que foi a proposta da redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2011, já foi feito em boa parte das escolas. Em São Paulo, muitos candidatos comentaram que já haviam feito redação semelhante a solicitada a pedido dos professores. 

Leia a cobertura completa do Enem 2011

Amana Salles/Fotoarena
Bruna fez redação com tema semelhante no colégio particular onde estuda
O enunciado “Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado” agradou a maior parte dos participantes, que não viram no tema qualquer surpresa. "Fiz a redação em 20 minutos porque já tinha feito igualzinho na escola", comentou a estudante Bárbara Beukers, de 17 anos, que estuda no Colégio Santa Cruz. "Faz um tempo, mas usei os mesmos argumentos".

Veja também: correção online do Enem

As irmãs gêmeas Esthefany e Evelyn da Silva Leonardo, de 18 anos, também foram convidadas pelo professor da escola estadual Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, na zona oeste de São Paulo, a fazer uma redação bastante semelhante. "Ajudou muito porque na época havia exemplos de conflitos causados por amigos que falavam na internet como se os outros não fossem ver", comentou Esthefany. "Lembrei tanto do que fiz como dos comentários do professor na época", acrescentou a irmã.

No Colégio Porto Seguro, segundo Bruna Siqueira, 17 anos, o tema foi debatido no primeiro ano do ensino médio e um texto foi solicitado. "Foi bem fácil, até porque a gente já tinha trabalhado em sala, pensado nos pontos envolvidos, então foi só lembrar do mais importante", comentou.

Amana Salles/Fotoarena
Irmãs gêmeas haviam trabalhado o mesmo tema em escola pública em São Paulo

Acompanhado do tema da redação vinham dois trechos curtos de textos publicados em uma revista e em um site e uma tirinha que satirizava a vigilância feita pela internet. Uma das primeiras perguntas da prova de Linguagens, que trazia um gráfico sobre como funcionam as amizades online também ajudava o candidato a encontrar elementos para falar do assunto.

Responsáveis por cursinhos também comentaram a recorrência do tema tanto como assunto de redação como de conversas. "O cyberbullying tem sido amplamente falado pelos pais, por eles e foi tema de redação aqui várias vezes", comentou Nelson Dutra, professor de Língua Portuguesa do Objetivo.

No Curso CPV, o diretor Flávio Augusto Antonieto disse que o tema redes sociais foi debatido durante todo o ano. "Uma aluna ligou contando que, não ia fazer a redação porque estava exausta, mas quando viu pensou que tinha obrigação", afirma. No Anglo e no cursinho Poli, os professores também comentaram que o tema foi trabalhado.

[]

    Leia tudo sobre: enem 2011redação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG