Candidatos encerram prova do Enem preocupados com a redação

Estudantes fizeram provas neste sábado de ciências da natureza e ciências humanas

Fábio Grellet, especial para o iG |

Alívio e cansaço. Essas foram as palavras mais citadas entre os candidatos que deixavam o prédio da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), por volta das 17h deste sábado (6), após o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

"Tive mais facilidade com as questões de ciências da natureza, mas apenas por gostar mais dessa área do que de humanas", avaliou a estudante Ana Carla Titoneli, 18 anos, que está concluindo o Ensino Médio em uma escola particular e pretende cursar Engenharia de Produção na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Ela já havia feito o Enem no ano passado, para adquirir experiência, e considerou a primeira prova deste ano mais simples. "Amanhã que é o problema, por conta da redação", disse.

O universitário Caio Passos, 18, já cursa Educação Física na UFRJ, mas quer transferir para Biologia e, por isso, fez o Enem. "A prova de hoje foi abrangente. Cobrou mais temas que a prova do ano passado", avaliou. "As duas provas de hoje foram parecidas em termos de dificuldade. A redação é sempre o maior desafio", completou.

Neste domingo, além da redação, os candidatos respondem 45 questões de “Linguagem, Códigos e suas Tecnologias” e 45 de “Matemática e suas Tecnologias”. A prova começa às 13h e termina às 18h30. Os alunos só podem sair do local do exame após três horas, mas para levar o caderno de questões devem ficar pelo menos quatro horas na sala de prova.

No primeiro dia de provas, houve um problema de impressão no caderno de respostas, que mostrava no cabeçalho o nome da prova trocada. O Inep reconheceu o erro, mas disse que os alunos não serão prejudicados e quem marcou as respostas na ordem inversa poderá ter sua prova corrigida dessa forma.

Confira a galeria de fotos do primeiro dia de prova do Enem no Rio:

    Leia tudo sobre: Enem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG