Alunos do Christus reclamam de notas no Enem

Estudantes da escola, pivô de última crise no Exame Nacional do Ensino Médio, tiveram questões anuladas

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

Alunos do Colégio Christus estão reclamando das notas que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes ouvidos pela reportagem do iG e que se manifestaram nas redes sociais estão confusos em relação ao resultado da prova. Eles contam que em determinadas áreas do conhecimento erraram poucas questões e tiveram notas baixas e em outras acertaram menos e tiraram notas mais altas. Por conta do vazamento de questões, os estudantes do colégio tiveram questões da prova anuladas.

A crise: Anulação de questões do Enem vale apenas para alunos do Christus

Enem: Ministério da Educação divulga resultado individual

O colégio: Christus tem aula de ética e relação afetiva com pais e alunos

“Engraçado que a prova que eu acertei mais questões foi a minha menor nota! Já era previsto que nós, alunos Christus, iríamos ser prejudicados...“, escreveu o estudante do Christus Matheus Feitosa em sua conta no Facebook. Em outra postagem ele também se queixa da nota obtida na redação. “Devem ter pegp nossas redacoes e corrigido com um ‘olhar especial’ (sic)”. Amanda Rocha, outra aluno do colégio, concorda: “certeza que foi isso! nunca tirei nota tao baixa em redaçao na minha historia do colegio...hahaha”.

O iG conversou por telefone com outros alunos que preferiram não se identificar. Um deles, estudante do 3º ano da unidade do colégio no bairro do Dionísio Torres, disse que, de acordo com o gabarito, acertou 44 das 45 questões da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e obteve a pontuação 680. Enquanto que na área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias ele errou cinco das 45 e obteve pontuação 625. “Eu ia fazer medicina, mas desse jeito ficou complicado”, lamentou.

Um estudante do cursinho, também da unidade do Dionísio Torres, não está satisfeito com a nota que obteve e contou que o mesmo ocorre com a maioria de seus colegas. “Nós tínhamos uma expectativa de ser maior, até pelo que fizemos no Enem do ano passado”. Com a média geral de 704,94, ele acha difícil ser selecionado para uma das vagas do curso de Engenharia de Energias e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Engraçado que a prova que eu acertei mais questões foi a minha menor nota! Já era previsto que nós, alunos Christus, iríamos ser prejudicados...

O Enem é formado por um conjunto de quatro provas, sendo que cada uma tem 45 questões que abrangem uma área de conhecimento diferente. As áreas são: Linguagens, Códigos e suas tecnologias (que inclui Redação); Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemáticas e suas tecnologias. Como a nota é calculada por desvio padrão. Isso significa que, nas áreas mais difíceis, onde se erra mais questões, cada item correto tem peso maior. Nas áreas mais fáceis, onde se erra menos, o peso é menor. Essa conta pode explicar as disparidades das notas dos alunos em cada área conhecimento.

Christus comemora nas redes sociais

Enquanto muitos alunos do Colégio Christus usaram as redes sociais para protestarem após a divulgação do resultado individual do Enem, sem seu perfil no Twitter, a instituição de ensino comemorava e parabenizava o desempenho de alguns de seus alunos, principalmente pelas pontuações obtidas nas redações.

“Ana Clara Machado Pinheiro : Aluna Christus com nota 1000 em Redação no Enem. Até agora 5 alunos com nota máxima no Enem. Parabéns !”, escreveu o colégio na rede social, entre várias outras mensagens.

    Leia tudo sobre: enem 2011christuscolégio christus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG