Alunos acessam dados de outros candidatos no SiSU

Estudantes relatam que realizaram login no site e tiveram acesso a informações de outras pessoas. MEC diz que corrigiu problema

Lucien Adedo, especial para o iG |

A série de problemas relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) parece não ter fim. No início da noite desta segunda-feira, estudantes denunciaram ao iG e em comunidades na internet o vazamento de dados na página do SiSU . Segundo relatos de candidatos que entraram no site usado para distribuir vagas em 83 instituções públicas de ensino, após efetuar o login, apareceram informações de outras pessoas. Esses dados poderiam até ser alterados.

É o caso de Isabele Helena Furigo Silva, 21 anos, que tenta uma vaga em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do ABC. A estudante acessou o site por volta das 19h30 e notou o erro. “As informações estão todas trocadas no sistema. Você entra com o seu login e aparecem outras universidades, outras notas, outros dados". Inicialmente, Isabele achou que se tratava de "um erro bobo", mas depois que fechou o sistema e não conseguiu mais entrar, ficou com medo. “Eu tinha feito a minha inscrição no SiSU com muita facilidade, já no domingo. Estava até pré-classificada, agora já não sei como está a situação", diz.

No Orkut, o tópico “ Vazamento de Dados”, da comunidade “Enem – ProUni- Sisu ” reunia 1484 postagens de pessoas que se depararam com o mesmo problema até as 21h40. Algumas dizem, inclusive, que os dados de terceiros apresentados podiam até ser alterados.

Reprodução
Em comunidade no Orkut, estudantes afirmam ter acesso a dados de terceiros no site do SiSU

O iG entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), que reconheceu a nova falha no site, mas tranquilizou os estudantes. Em mensagem publicada no Twitter por volta das 22h15, informou que a troca nos perfis foi identificada às 20h30 e já foi solucionada. "Nenhum dado foi alterado no nosso servidor", garante o ministério.

Nesta terça-feira, o MEC publicou uma nota afirmando que não houve vazamento de dados, pois "em nenhum momento foi possível a troca de inscrição ou a manipulação dos dados dos estudantes". No entanto, estudantes relataram que tiveram suas opções de curso alteradas.

No terceiro dia da primeira rodada de inscrições, site do SiSU permanece instável. As notas de corte já foram atualizadas no sistema, mas há muita lentidão no site e a página demora a carregar.

Veja a íntegra da nota do MEC:

"Após a manutenção extraordinária dos equipamentos da página de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizada entre as 19h30 e as 20h de segunda-feira, 17, alguns estudantes foram redirecionados, por poucos minutos, para páginas e dados aleatórios. Sem, no entanto, possibilidade de navegação".

O problema voltou a ocorrer na abertura do sistema, na manhã desta terça-feira 18, por quatro minutos, as 6h, em função da troca de outro equipamento da rede destinado a melhorar a capacidade do sistema.

O MEC assegura que em nenhum momento foi possível a troca de inscrição ou a manipulação dos dados dos estudantes."

    Leia tudo sobre: SiSUEnemVazamento de dados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG