Alunas são orientadas a responder provas invertidas na Paraíba

Fiscais se confundem com erro de impressão e instruem candidatos a trocar a ordem das respostas numa escola de Campina Grande

Lucien Adedo, especial para o iG |

O erro de impressão no cartão de respostas das provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) segue causando confusão. Em São Paulo, os ficais orientaram os alunos a continuar respondendo o exame, uma vez que a correção seria feita com base nos números das questões. Já na E.E. Prefeito Anésio Leão, escola de Campina Grande, na Paraíba, os candidatos receberam instruções para trocar a ordem das respostas. 

“A gente ainda nem tinha percebido o erro, quando os fiscais nos falaram para marcar a questão número 1 como se fosse a 46, e assim por diante. Todos que estavam naquele colégio responderam dessa forma. Até perguntei para as minhas amigas, que estavam em outras salas, e com elas aconteceu o mesmo”, contou Nara Vilar, de 17 anos, que quer prestar o vestibular de medicina para a UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). 

A candidata Natália Rodrigues Pinto, 17, que também deseja cursar medicina na UFCG, ouviu a mesma orientação. “Alguém apontou o erro e a fiscal foi ver o que fazer. Quando ela voltou, disse para respondermos as questões em ordem invertida mesmo”, explicou a jovem. 

Ambas as garotas afirmaram que vão esperar uma posição da organização do Enem, feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Só então elas vão avaliar se tomam ou não uma atitude. 

O Inep, por sua vez, já afirmou que “os estudantes não serão prejudicados” e que eles poderão fazer reclamações pela internet. 

A falha no cartão de respostas consistia num erro de impressão. No espaço destinado às questões 1 a 45, que pertenciam ao campo de ciências humanas, lia-se “ciências da natureza”. O mesmo se deu nas questões 46 a 90, mas de forma inversa.

    Leia tudo sobre: Enemgabarito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG