Análise do texto no contexto é chave das questões de literatura no Enem

Por Mateus Prado |

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A 5ª competência exigida em Linguagem é relacionar obras de acordo com suas produções

Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. Esta é a competência 5 exigida na prova de Linguagem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta competência trata de uma das várias formas de expressão artística existentes, a literatura. Mas um texto pode ser também arte, assim como a música, a dança e a pintura? Sim, aqueles textos que satisfazem alguma necessidade artística humana, provocando alguma sensação de prazer no leitor, e que são definidos socialmente como importantes e representativos de uma forma de pensar (através da escola, autores e instituições da área), são considerados literários.

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De forma geral, aparecem em maior quantidade textos em forma de poesia (como trechos de Camões ou de Carlos Drummond de Andrade) ou de prosa (com ênfase para Machado de Assis).

Essa escolha dos autores muitas vezes se dá pelo maior destaque que o Enem irá atribuir a determinadas escolas literárias. É perceptível que o exame cobra bastante o Humanismo, Romantismo, Realismo e, ainda com maior ênfase, o Modernismo Brasileiro. Por isso, se não tiver tempo para estudar todas as escolas literárias, o aluno deverá focar nas características gerais e principais autores dessas escolas.

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Nessa competência, o Exame espera que os alunos consigam estabelecer relações entre esses textos e seus contextos históricos, políticos, sociais, e culturais, compreendendo como e por que os autores escolhem temas, gêneros discursivos e recursos expressivos. É necessário compreender que o autor não é um ser isolado, que ele recebe influências de seu meio. Contextualizar essas influências é a chave para a resolução das questões desta competência.

Os textos propostos nas questões virão com influências ou de sua região, ou de sua época ou do momento histórico, político e social. Também é comum aparecerem questões que deem destaque para a intertextualidade, trazendo 2 ou 3 fragmentos, em que o aluno deverá identificar semelhanças, diferenças ou influências entre os textos propostos.

Além disso, com relação ao eixo cognitivo que cobra uma postura ética por parte do aluno, teremos, em literatura, a necessidade do reconhecimento de valores humanos e sociais em nosso conjunto literário.

As habilidades

Propondo esta competência, o Enem quer saber se você é capaz de:

- Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político;

- Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário;

- Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional;

Dicas

O modernismo costuma ser a escola literária mais cobrada pelo Enem. Procure conhecer bem suas características, o resumo de suas principais obras e suas contribuições para a discussão da sociedade brasileira.

Os momentos sociais e políticos de conflito costumam apresentar uma produção literária bastante singular. Pesquise quais foram as obras literárias que foram feitas sob a influência dos períodos autoritários do Estado Novo e da Ditadura Militar.

Navegue um pouco pela literatura portuguesa e brasileira e entenda melhor cada uma de suas escolas. No site Literatura on Line, www.lol.pro.br, você encontrará um bom material.

Proposta de aula 

Divida a sala em grupos e indique os autores mais representativos da literatura brasileira. Peça para que cada grupo pesquise e apresente em aula a história pessoal de cada um, o momento político e social em que viveu e a que movimento literário é classificado. Em sala, convide os grupos a estabelecer relações entre estas características e as suas obras mais representativas, indicando como elas influenciaram a produção de cada um.

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