5,2 milhões de candidatos se inscreveram de graça no Enem

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Dos 7.834 inscritos, 65% são isentos. Número de candidatos que pagaram a taxa ainda não foi divulgado

Mais de 65% do total de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão isentos da taxa de inscrição de R$ 35. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, 5.247.993 candidatos dos 7.834.024 que fizeram a inscrição atendem aos requisitos de isenção, comprovaram os dados e têm, portanto, a inscrição confirmada.

Leia também: MEC vai alterar item de questionário do Enem considerado inadequado

A isenção vale para estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas ou que têm renda mensal per capita inferior a um salário mínimo e meio. Segundo o Inep, 1.315.506 são concluintes de escolas públicas e 3.932.487 têm renda de até um salário mínimo e meio, ou seja, representam 50,2% do total de inscritos e 75% dos isentos.

No ano passado o número total de isentos foi 3.994.140. Em relação ao total de inscritos no Enem 2012, 6,495 milhões, o número representa cerca de 61,5%. No ano passado, eram isentos além dos concluintes de escolas públicas, aqueles com renda de até um salário mínimo per capita.

Dentre os pagantes, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na última quarta-feira, 395 mil inscrições tinham sido pagas e pouco mais de 2 milhões ainda aguardavam pagamento. Um balanço com o total de pagantes deve ser divulgado pela pasta na próxima semana. Como nem todos os inscritos de fato pagam a taxa, o percentual de isentos em relação ao total de participantes ainda deve ser maior.

O Enem será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do exame pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.

Leia tudo sobre: Enem

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas