Candidatos acessam resultados da 2ª chamada do Sisu antes da hora

Por Tatiana Klix - iG São Paulo | - Atualizada às

Texto

Lista seria divulgada apenas na segunda-feira, mas estudantes já conseguem ver se foram aprovados. MEC confirma antecipação do resultado

Estudantes que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), site que seleciona para vagas em instituições de ensino superior com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), relatam na internet na tarde deste sábado (26) que o resultado da segunda chamada, previsto para ser divulgado no dia 28, já está no ar. Embora o site avise na página de abertura que a lista sai apenas na segunda-feira, ao entrar no boletim de desempenho, candidatos encontram o resultado da segunda chamada. Procurado pelo iG, o Ministério da Educação confirmou que a divulgação dos resultados foi antecipada.

Reprodução
Boletim de desempenho de Kássia Klempovus no Sisu, aprovada em segunda chamada

Pelas redes sociais, os alunos alertam sobre a divulgação antes do previsto e muitos até comentam os resultados. Jéssica Parisi, por exemplo, escreveu no Twitter “Segunda chamada do Sisu vazou, entrem nos seus boletins”. Alguns ainda estão confusos, como Luana Oliveira, que postou: “Esse SISU tá de brincadeira, saiu o resultado da segunda chamada, mas na parte superior ainda está escrito resultado da primeira chamada".

Mas muitos já comemoram ou lamentam os resultados, como Ygo Magno, que escreveu: “o Sisu só pode querer antecipar minha F E L I C I D A D E !!!! PASSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI”

Uma candidata, Kássia Klempovus, de 17 anos, chegou a postar uma imagem do site (foto acima), que indica que ela foi aprovada para o curso de psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Kássia, que é de Castro, no Paraná, ficou sabendo da antecipação dos resultados pelo Facebook. "Eu curto uma página que se chama Entenda o ENEM - com Mateus Prado. E vi que ele postou que os resultados vazaram, aí fui confirmar e era verdade", contou.

O Ministério da Educação confirmou ao iG que os resultados apresentados são mesmo os da segunda chamada. Segundo a assessoria de imprensa, o edital do Sisu previa que a divulgação deveria acontecer até o dia 28, mas como o sistema estava pronto, o MEC decidiu publicar antes.

Os candidatos selecionados terão os dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para fazer a matrícula na instituição de ensino que os convocou. Quem não foi selecionado, pode aderir à lista de esperaaté o dia 8 de fevereiro.

Na fase de inscrições, uma falha no Sisu permitiu que candidatos tivessem acesso a nomes, telefones e notas no Enem de pessoas desconhecidas. O problema ocorreu durante 7 minutos, segundo o MEC, que ainda negou que se tratasse de um vazamento.

"Foi um pequeno problema na abertura do processo de acesso, sem nenhuma implicação", afirmou na ocasião o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Leia tudo sobre: Sisuensino superiorfalha no site
Texto

notícias relacionadas