Liminar é suspensa e inscrições do Sisu terminam nesta sexta-feira

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Número de candidatos que se candidataram a vagas em universidades com nota do Enem já é superior ao do ano passado. Resultado será divulgado na segunda-feira

A liminar concedida pela Justiça Federal de Bagé (RS) que impedia o encerramento das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) previsto para hoje e a divulgação dos resultados na segunda-feira (14) foi cassada pelo juiz federal Nicolau Konkel Júnior, da 4ª Região (TRF4). Com isso, o calendário será mantido e os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até a meia-noite para se candidatar a vagas em universidades federais pelo sistema.

Entenda: O que é Sisu

Pela decisão, o estudante Lucas Almeida Figueiredo perdeu a prerrogativa de ver a correção da redação, o que havia sido autorizado em primeira instância. Segundo Konkel Júnior, o “Edital Enem 2012 estabeleceu rigoroso procedimento de revisão das provas dissertativas elaboradas pelos participantes do Exame Nacional, compreendendo, inicialmente, avaliação por dois examinadores distintos e, num segundo momento, caso necessário, reavaliação por um terceiro expert”.

O magistrado lembrou que há, ainda, a previsão de submissão do exame dissertativo a uma comissão avaliadora. “Ou seja, o edital do Enem 2012 previu expressamente mecanismo de revisão administrativa das notas conferidas às provas dissertativas dos participantes, não havendo que se falar em ofensa ao devido processo legal”.

Inscrições: Cotas aumentam dúvidas de candidatos

Ontem, uma outra liminar que também previa a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu foi derrubada parcialmente. O juiz João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, manteve as datas do Sisu, mas entendeu que a estudante Thanisa Ferraz de Borba deve receber a correção da prova e poderá recorrer, se for o caso. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda fica obrigado a conceder a ela o direito de escolha prévia de duas instituições de ensino superior de sua preferência, com indicação de ordem de prioridade, e reservar as vagas.

Recorde de inscrições

Até as 10h desta sexta-feira, 11, 1.762.890 candidatos já se inscreveram no sistema, número que já superou o total do ano passado, quando 1.757.399 candidatos se registraram no Sisu. Em relação ao número de inscrições, o Sisu este ano já registrou 3.428.147 – cada candidato pode definir duas opções de curso. Na edição de 2011, foram 3.411.111 inscrições.

O Sisu será utilizado para preencher 129.319 vagas em 3.752 cursos de 101 instituições públicas de educação superior. Podem se candidatar às vagas os estudantes que prestaram o Enem 2012 e não tiraram zero na prova de redação. A oferta de vagas por cidade, instituição e curso pode ser consultada pelo site.

Na madrugada desta sexta, foram divulgadas as notas de corte atualizadas de cada curso. Até o fim do dia, o candidato deve acompanhar o sistema para saber se sua nota é suficiente para garantir uma vaga em qualquer uma de suas opções. O estudante pode alterar ou cancelar suas opções até o fim do período de inscrições.

A primeira chamada de selecionados está prevista para sair no dia 14. Os convocados devem fazer a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28, com matrícula em 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

Leia tudo sobre: SisuJustiçaEnem

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas