Medicina da federal do Ceará é o curso com mais inscritos no Sisu

Por iG Brasília |

compartilhe

Tamanho do texto

Ministério da Educação divulgou balanço parcial da concorrência, que ainda pode mudar até sexta-feira. Por enquanto, curso recebeu 9.748 inscrições

Medicina é o curso mais procurado pelos estudantes que já se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que distribui vagas em universidades federais por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A graduação que recebeu mais inscrições, 9.748, é a oferecida pela Universidade Federal do Ceará.

Mas entre os dez mais procurados, Medicina aparece oito vezes na lista. O segundo é o oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 7.027 inscrições. Na sequência, Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, com 6.941 inscritos. O curso de Direito da UFRJ quebra a sequência de Medicina, com 6.893 inscritos.

Primeiro dia: Número de inscritos no Sisu supera o do ano passado

Até o meio dia desta terça-feira, 1,1 milhão de candidatos se inscreveram no Sisu. A seleção oferece 129 mil vagas em 3.752 cursos de 101 instituições públicas. Cada candidato deve marcar até duas opções de cursos, em ordem de preferência. Baseados nas orientações das notas de corte das graduações, também divulgadas a partir de hoje, os alunos podem alterar as opções até o último dia de inscrições, nesta sexta-feira.

Agência Brasil
Mercadante divulga cursos mais concorridos e notas de corte mais altas do Sisu

Entre as instituições mais procuradas, estão a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Mato Grosso e a Universidade Federal do Maranhão.

Leia também: Mercadante nega vazamento de informações de candidatos no Sisu
O problema: Falha em site do Sisu vaza dados de candidatos durante inscrição 

O ministro Aloizio Mercadante também divulgou nesta terça-feira as maiores notas de corte (do último candidato que pode ser selecionado para cada curso até o momento) dos cursos. O curso de Medicina da UFRJ exige, até agora, 819,27 pontos dos candidatos que disputam suas vagas. Na sequência, o curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pede notas mais altas: 813,03. Entre os 10 primeiros, o curso de Engenharia Química da UFRJ é o que exige a nota “mais baixa”: 802,05 pontos.

Resultados

A primeira chamada de aprovados está prevista para ser divulgada no dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Saiba mais: Como se candidatar pelo sistema de cotas no Sisu 2013

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.
 

Cursos mais procurados do Sisu até o meio dia desta terça:

Medicina da Universidade Federal do Ceará: 9748 inscrições

Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro: 7027 inscrições

Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora: 6941 inscrições

Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro: 6893 inscrições

Medicina da Universidade Federal do Acre: 5321 inscrições

Medicina da Universidade Federal de Pelotas: 3991 inscrições

Medicina da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre: 3913 inscrições

Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: 3898 inscrições

Medicina da Universidade Federal do Amazonas: 3860 inscrições

Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro: 3802 inscrições

Leia tudo sobre: SisuEnem 2012medicinavestibularmec

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas