Número de inscritos no Sisu passa de 800 mil no primeiro dia e supera o de 2012

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Às 20h desta segunda-feira, número de inscritos no primeiro dia já havia superado o do ano passado. Mais cedo, ministro negou que tenha ocorrido vazamento de informações no Sisu

O número de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação até as 20h desta segunda-feira (07) supero o total do primeiro dia do ano passado. O sistema registrou mais de 809,6 mil inscritos, de acordo com o balanço. Em 2012, foram 798 mil. O total de inscrições passa de 1,5 milhão — cada candidato pode fazer até duas opções de curso. O Sisu entrou no ar por volta da 0h. Na primeira hora de funcionamento, registrou mais de 80 mil candidatos inscritos.

Leia também: Mercadante nega vazamento de informações de candidatos no Sisu

Nos primeiros minutos de inscrições no Sisu, candidatos relataram em redes sociais uma falha que permitiu o acesso a dados pessoais e a notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de outros estudantes.

Reprodução/Luiz Roberto Lima/Futura Press
Reprodução da página de informações do Sisu que vazou dados de outros estudantes

"Foi um pequeno problema na abertura do processo de acesso, sem nenhuma implicação", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao ser perguntado se houve falha técnica ou vazamento de informações.

Entenda: o que é Sisu

Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso. As inscrições, feitas exclusivamente pela internet, serão encerradas às 23h59 do dia 11 de janeiro, considerando o horário oficial de Brasília.

A partir desta terça-feira (8), os candidatos já podem conferir a nota de corte, que é calculada uma vez por dia. De acordo com o MEC, o Sisu calcula a nota de corte (mínimo para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e o total de candidatos inscritos, por modalidade de concorrência.

Correção: Uma em cada cinco redações do Enem passou por terceira avaliação

Segundo a pasta, a nota de corte serve apenas como referência para ajudar o candidato no monitoramento de sua inscrição e não garantia a vaga. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos no Enem. A informação pode ser consultada no boletim do candidato, na página do Sisu.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e, em seu boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar a sua classificação e resultado final. A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro.

Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

* Com Agência Brasil

Leia tudo sobre: sisienemensino superiorvazamento de dados

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas