Ministro admite erro em desclassificação de aluna paulista no Enem

Jaqueline Chen foi acusada de postar foto do cartão de resposta no sábado. Porém, irregularidade havia sido feita por candidata de Mogi das Cruzes

Priscilla Borges - iG Brasília | - Atualizada às

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, admitiu que o ministério errou ao eliminar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) uma candidata paulista. Jacqueline Chen, estudante da capital, foi retirada de sala por fiscais no domingo, acusada de ter postado fotos do cartão de resposta feitas durante a aplicação de sábado na internet.

Ao todo, 65 candidatos tiveram a participação cancelada pelo mesmo motivo . E o Ministério da Educação havia avisado que o rastreamento nas redes sociais continuaria em busca mais infrações desse tipo. O problema, nesse caso, é que Jacqueline foi confundida. Uma candidata homônima postou as fotos.

Segundo o ministro, as duas candidatas possuem o mesmo nome no Facebook, rede em que as fotos foram encontradas. Elas são do mesmo Estado, São Paulo, porém a candidata que cometeu a infração fazia provas na cidade de Mogi das Cruzes.

Leia também: Mãe denuncia filha, que foi desclassificada, por uso do celular no Enem

O consórcio foi informado da infração no sábado pela equipe de monitoramento do MEC e eles identificaram a candidata paulista com esse nome. Ela, no entanto, já havia terminado a prova quando os fiscais foram informados. Por isso, ela foi eliminada do processo apenas no dia seguinte. O celular da estudante havia permanecido em poder dos fiscais durante o sábado.

Enem: provas de quem marcou cor ou transcreveu frase serão corrigidas

"Houve um equívoco, porque eram homônimas. Eu liguei hoje cedo e conversei com a mãe dela, pedindo desculpas pelo erro, que foi reconhecido pelo Ministério da Educação. Ela terá o direito de refazer as provas na mesma data em que os candidatos que cumprem medidas socioeducativas farão, nos dias 4 e 5 de dezembro", afirmou.

Mercadante participou nesta terça-feira do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa , realizado no Palácio do Planalto.

Reprodução
Imagens da prova vazam na rede

    Leia tudo sobre: enem 2012ensino médioprovas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG