Tema considerado difícil pode baixar notas da redação no Enem

“O movimento imigratório para o Brasil no Século XXI”, foi avaliado como difícil por candidatos e especialistas. Complexidade do assunto pode resultar em queda média do desempenho dos alunos

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O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, realizado por 4,17 milhões de candidatos neste último fim de semana, terminou com poucos incidentes e uma grande surpresa. Para a maioria dos participantes, o tema da redação, “O movimento imigratório para o Brasil no Século XXI” , foi considerado difícil. Especialistas consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo endossaram a avaliação dos estudantes e afirmaram que complexidade do assunto pode resultar em queda média do desempenho dos alunos.

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No domingo, 4, os candidatos enfrentaram, além da redação, as provas de Português e Matemática, mas, antes do início do exame, o tema da redação era o principal assunto entre os estudantes. "Eu me preparei para temas como violência, política, Código Florestal e não esperava isso . Fiquei limitado ao que tinha na proposta", afirmou Marcus Santos, de 19 anos.

A proposta para a redação trazia uma coletânea com informações sobre imigrantes do Haiti, que chegam ao País pelo Acre, e da questão dos bolivianos no Brasil. Também havia menção ao movimento de migração dos séculos 19 e 20.

Segundo o professor Rogério Chociay, aposentado do departamento de Letras da Unesp e especialista em redação de vestibular, é provável que haja uma queda no desempenho dos estudantes em relação ao ano anterior, quando o tema – internet – foi considerado mais fácil. "Há uma quebra de expectativa com relação ao ano passado. O tema está um tanto fora do eixo da maioria dos estudantes e, além disso, não há informações precisas se há de fato um movimento migratório", diz ele. "A proposta é perigosa pelo número de dúvidas. Ele ficou dependente dos textos de apoio e isso complica."

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Nilson José Machado, professor da faculdade de Educação da USP, diz que os textos de apoio do Enem têm se mostrado limitadores e repetitivos. "Talvez fosse mais razoável se fossem colocados textos com claras referências teóricas à tolerância, por exemplo, que textos que reiteram casos particulares”.

Já o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, aprovou a escolha do tema. "É um assunto atual e relevante, que obriga o aluno a refletir sobre questões sociais e políticas", diz. Tasinafo, no entanto, faz uma ressalva, afirmando que a proposta pode ter ficado distante da realidade da maioria dos vestibulandos. "Pela lógica, a nota média da redação tende a ser um pouco menor que a do ano passado. Mas outro fator que pode alterar esse quadro é o fato de que a correção neste ano será mais criteriosa."

Para Caroline Andrade, do Cursinho da Poli, a proposta trouxe um tema que surpreendeu. Ela afirma que o "fator surpresa", no entanto, pode atrapalhar o rendimento. "O inesperado pode causar insegurança e fazer com que a pessoa não consiga construir uma argumentação consistente", ressaltou.

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Simone Motta, professora de redação do Etapa, argumenta que o tema segue a proposta do exame, de trazer um assunto atual à tona. "Pode ter sido uma escolha menos trivial, mas não foge à regra." Para ela, a coletânea apresentada foi muito eficaz ao apontar os principais movimentos migratórios.

O coordenador-geral do Anglo, Luís Ricardo Arruda, diz que essa problemática é conhecida por quem se informa. Mas ele também afirma que a nota média deve cair. "O Enem vai se aproximando de um vestibular. E para isso tem de ser seletivo mesmo."

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O que ainda precisa de amadurecimento, diz Tasinafo, da Oficina do Estudante, é a prova de Linguagens. "Os textos continuam muito longos. O candidato chega à metade da prova cansado". Já a de avaliação de matemática recebeu elogios. "Os enunciados eram curtos e muito bem elaborados", disse Marcelo Dias Carvalho, do Etapa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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