Candidatos no Rio apostam em meio ambiente para a redação

Realização da Rio+20 este ano influencia palpite de alunos que prestam o Enem neste fim de semana

Priscila Bessa - iG Rio de Janeiro |

Para a maioria dos candidatos que prestaam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Puc-Rio, zona sul do Rio de Janeiro, o palpite mais quente sobre o tema da redação que acontece no segundo dia de provas, neste domingo (4), é o meio ambiente. "Tivemos Rio+20 este ano. Acho que é um tema muito forte para essa prova", diz Gisele Barros, de 16 anos, que faz o Enem pela primeira vez e quer cursar jornalismo.

Acompanhe a cobertura completa do Enem no especial do iG 

As irmãs baianas Jéssica Alves, 21 anos, e Geisa Alves, 19 anos, fazem coro. "Também acho que será meio ambiente. Acho que pode ser o novo código florestal", opina Jéssica, que quer cursar engenharia civil. "Me espantei do tema não ter sido esse em 2011. Acho que dessa vez não tem como ser outra coisa", diz Geisa, que ainda não escolheu o curso em que pretende se inscrever.

Saiba como a redação é corrigida

Beatriz Afonso, 18 anos, tem toda uma estratégia para se sair bem na redação. "São 40 minutos para fazer o rascunho e 20 para passar a limpo. Tudo cronometrado", conta a candidata que quer disputar uma vaga em medicina. Beatriz disse que treinou diversos temas na escola e espera um assunto objetivo. "Meio ambiente, Rio +20, bullying e mulher e família acho que são os mais possíveis", disse a estudante.

Priscila Bessa
Da esquerda para a direita: Denise Gomes, 18 anos, Clara Miranda, 17, Elisa Maciel, 16, Carolina Gomes, 16, e Guilherme Leite, 16, Todos esperam redação sobre ambiente

A prova deste domingo terá uma hora a mais de duração que o primeiro dia de exame. O MEC divulgou o tema uma hora após o início da prova:  “Movimento imigratório para o Brasil no século 21” .

    Leia tudo sobre: Enemprovasredaçãoensino médio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG