Estados criam e aperfeiçoam programas de preparação para o Enem

Depois que o exame foi transformado em vestibular, em 2009, diversas Secretarias de Educação têm criado e fortalecido projetos de apoio à preparação para a prova

Agência Estado |

Agência Estado

Com o objetivo de fortalecer o apoio aos alunos que irão prestar, no próximo fim de semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diversas Secretarias de Educação têm criado e aperfeiçoado projetos para ajudar os jovens a conquistarem melhores resultados na prova, que foi transformada em vestibular em 2009. Em geral, são programas que funcionam no contraturno ou nos finais de semana.

Em Santa Catarina, foi firmada, em 2009, uma parceria entre a Secretaria de Educação local com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que ampliou um programa de curso pré-vestibular – já existente desde 2003 e voltado exclusivamente a alunos de escola pública e pessoas carentes – para outros municípios catarinenses. Tal parceira inclui ainda, a realização dos aulões pró-Enem, que consiste na realização de aulas em ginásios e auditórios de escolas da rede, sempre aos sábados, com a revisão dos principais conteúdos exigidos pelo exame.

Faça o teste: Quanto vale sua redação do Enem

Com o programa Enem, Chego Junto, Chego Bem, lançado pela Secretaria de Educação do Ceará neste ano, foram distribuídas aos alunos do ensino médio apostilas com questões de todas as provas anteriores do exame e organizadas aulas e simulados. No início de outubro, mais 68 mil estudantes locais se inscreveram no simulado online Geekie+Estadão, que foi adotado como mais uma ferramenta de preparo para a prova.

Na mesma época, estreou o programa televisivo SuperAção Enem, um game show de perguntas e respostas sobre o conteúdo exigido pelo exame e do qual participam alunos de 16 escolas da rede estadual.

Processo seletivo: Nota do Enem será usada por mais de cem instituições

Em Minas Gerais, a preparação para o Enem também ganhou um programa televisivo: desde 2011, os alunos da rede estadual podem assistir ao Plantão Enem, transmitido ao vivo nas manhãs de sábado. A cada semana, três professores se reúnem em frente às câmeras para a revisão e discussão de conteúdo. O programa também pode ser visto pela internet (www.plantaoenem.com.br), e os estudantes podem tirar suas dúvidas por este site ou pelo telefone.

Mais Enem: Consulte os locais das provas

Por fim, em Goiás, a Secretaria de Educação criou a Maratona Enem, parceria firmada com a empresa Quadrado Mágico, que criou uma plataforma virtual em que os alunos podem resolver exercícios, rever conteúdos, fazer simulados e assistir a videoaulas. Também foi firmada, recentemente, uma parceria com a PUC-GO, que possibilita que os candidatos produzam redações e possam ser avaliados por professores e alunos.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

    Leia tudo sobre: EnemEnsino Médio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG