Manual orienta candidatos do Enem sobre a redação

Acesse material produzido pelo Ministério da Educação com regras de correção, dicas e exemplos de textos nota 1000 em 2011

Priscilla Borges - iG Brasília | - Atualizada às

O Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira, dia 30 de julho, um guia sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio , que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. Com 48 páginas, o material produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresenta informações sobre a correção dos textos, a proposta de redação de 2011 e exemplos de dissertações que foram avaliadas como nota 1000 no último ano.

Clique e leia o Guia do Participante

Além de estar disponível pela internet, o guia também terá uma tiragem de 1,7 milhão de exemplares impressos para serem distribuídos em setembro em escolas públicas – 1,6 milhão para inscritos no Enem e 100 mil para professores. Haverá ainda 6,6 mil cópias na forma ampliada, para pessoas com déficit de visão, e 579 em braile, para candidatos cegos.

Novo investimento: Ministério da Educação vai promover pesquisas sobre Enem

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o guia pretende ajudar os estudantes a compreender melhor as novas regras da redação, já divulgadas pelo ministério. “No guia, o candidato vai encontrar o que se espera de cada competência, explica no que ele pode perder pontos e como ganhá-los. O objetivo é aprimorar os conhecimentos para dar segurança ao processo”, afirmou Mercadante.

Agência Brasil
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresenta o manual sobre a redação do Enem

Veja também:
Quanto vale sua redação do Enem
Entenda o sistema de correção da redação

Nos próximos meses, o Inep vai liberar mais redações nota 1000 para os estudantes. No guia, há seis exemplos disponíveis dos 3,7 mil textos que tiraram nota máxima no último Enem. O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, garantiu que os 4,2 mil corretores contratados para a próxima edição do Enem já estão sendo formados de acordo com as novas orientações.

Guia para provas objetivas

O governo pretende também divulgar um guia semelhante sobre como as notas dos alunos nas provas objetivas são calculadas e o que é cobrado em cada prova. Costa afirmou que o material já está sendo produzido por técnicos do Inep e especialistas da área, mas ainda não há previsão de quando o guia será lançado.

A expectativa do presidente do Inep é que, ainda nessa edição, os candidatos do Enem saibam quanto vale cada item e como as notas refletem o desempenho de cada um.

    Leia tudo sobre: Enemcorreçãoredação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG