Sisu de meio de ano bate recorde de inscrições

Período para se cadastrar e concorrer a uma das 30 mil vagas no segundo semestre em universidades públicas termina na sexta-feira. Pelo menos 484 mil estão na disputa

iG São Paulo | - Atualizada às

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2012 bateu o recorde de inscritos registrado no mesmo período do ano anterior. No Sisu de meio de ano de 2011,  446 mil candidatos  se inscreveram para disputar 26 mil vagas. Neste ano, o número de vagas cresceu, agora são 30.548 vagas em 56 universidades públicas e institutos federais de educação profissional. O número de candidatos também aumentou. Até as 18h de quarta-feira (20), 484 mil estudantes já haviam realizado a inscrição.

O período para realizar o cadastro e entrar na disputa termina às 23h59 da próxima sexta-feira (22). As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Sisu . O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira (25) e os alunos selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino no período de 29 de junho a 2 de julho.

Está prevista ainda uma segunda chamada para 6 de julho. Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será usada pelas universidades para selecionar os alunos em caso de sobra de vagas.

O sistema foi criado pelo Ministério da Educação em 2009 para unificar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o último balanço, o Sisu registra 936 mil inscrições, já que cada estudante pode escolher até duas opções de cursos para os quais quer se candidatar.

Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Enem de 2011. Ao acessar o sistema, o candidato pode escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Ao longo do período de inscrições, ele pode visualizar a nota de corte preliminar de cada curso e sua classificação parcial. As opções de curso escolhidas previamente podem ser alteradas se o candidato achar que tem mais chances de ser aprovado em outra graduação ou instituição.

* Com Agência Brasil

    Leia tudo sobre: SisuEnemensino superior

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG