Enem recebe 4,8 milhões de inscrições

Inep pede que candidatos não deixem para a última hora. Prazo para se inscrever termina sexta-feira, às 23h59

iG Brasília | - Atualizada às

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, fez um apelo aos estudantes que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acelerem as inscrições. “Nós pedimos aos estudantes que não deixem as inscrições para a última hora”, disse.

Veja também:  Entenda o novo sistema de correção da redação no Enem

O prazo termina às 23h59 desta sexta-feira. Até as 17h desta quinta, segundo balanço divulgado pelo Inep, 4.897.404 estudantes se inscreveram na avaliação. São Paulo é o Estado com mais inscritos, 799.581. Minas Gerais (533.609), Rio de Janeiro (368.793), Bahia (347.215) e Ceará (299.348) aparecem na sequência.

É importante lembrar que as inscrições dos candidatos que não têm direito à gratuidade do exame só são confirmadas após o pagamento da taxa de R$ 35, que deve ser feito até a próxima quarta-feira, dia 20, em agências do Banco do Brasil. Alunos de escola pública que estejam concluindo o ensino médio são isentos da taxa. Também não pagam aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção deverá ser feito por meio do sistema de inscrição.

As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática; linguagens e a redação.

A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

Veja imagens do Enem 2011:


*Com informações da Assessoria do Ministério da Educação

    Leia tudo sobre: Enem 2012Enem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG