São Paulo lidera em número de inscrições para o Enem 2012

No quarto dia, 1,6 milhão de alunos já se inscreveram pela internet para o exame

Priscilla Borges, iG Brasília |

Até as 16h desta quarta-feira, 1.615.152 candidatos se inscreveram para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , que ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro. Segundo o Ministério da Educação, até esta tarde os alunos de São Paulo são maioria entre os inscritos com 260.409 registros. Minas Gerais (165.237), Rio de Janeiro (142.619) e Bahia (126.416) aparecem logo em seguida entre os Estados com mais candidatos.

Saiba mais: Como fazer inscrição para o Enem 2012

O MEC espera receber mais inscrições que no ano passado, quando 6,2 milhões se cadastraram no site e 5,4 milhões efetivaram a inscrição após pagamento de taxa ou confirmação de isenção. Dia 15 de junho é o último dia para se candidatar pela internet .

O ministro Aloizio Mercadante e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Claudio Costa, apresentaram nesta quinta-feira o sistema de monitoramento online que acompanha as inscrições em todo o Brasil para identificar possíveis falhas ou lentidão no site. Eles anunciaram também que o MEC está monitorando por redes sociais dificuldades pontuais de candidatos, que estão sendo resolvidas por técnicos do governo.

O acompanhamento por redes sociais não era feito até o ano passado e foi uma mudança sugerida pela empresa de gestão Módulo, contratada pelo Inep em 2011 para aprimorar o sistema de gestão do processo.

Perfil dos candidatos

O ministro apresentou ainda o sistema de monitoramento das inscrições usado pelos técnicos do Inep. Ele permite, por exemplo, que o Inep saiba, em tempo real, quantos estudantes estão fazendo inscrições em cada Estado e o perfil deles.

De acordo com o último balanço, divulgado às 16h, 990 mil dos 1,6 milhão de inscritos já concluíram o ensino médio. Outros 391 mil estão matriculados no 3º ano. Desse total, 290 mil são da rede pública.

Quase 10% dos inscritos não poderão se candidatar as vagas das universidades este ano, mas já desejam conhecer a prova. Segundo o sistema, 151 mil candidatos informaram que só vão concluir o ensino médio depois de 2012.

Redação

De acordo com Mercadante, todos os sábados, representantes do consórcio Cespe/Cesgranrio, responsáveis pela aplicação do Enem, têm se reunido para avaliar os trabalhos feitos até então. Entre as discussões principais, está o treinamento dos corretores da prova e dos fiscais de provas. Segundo o ministro, os dois processos serão aperfeiçoados.

Mercadante contou que haverá uma capacitação presencial em todos os Estados para os corretores das redações antes das provas. Depois, enquanto as avaliações estiverem sendo distribuídas pelo consórcio, eles passarão por novo treinamento. Desta vez, sobre o que o Inep espera da correção, especialmente em relação ao tema do texto.

    Leia tudo sobre: eneminscrições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG