2º dia do Enem tem prova fácil, avaliam professores

Enfoque das provas fugiu da mera avaliação do conhecimento do aluno do ensino médio

Ricardo Carvalho, especial para o iG |

Uma prova fácil. Essa foi a conclusão dos professores do Cursinho da Poli quando terminavam de resolver as questões do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) para a publicação dos resultados no iG. Entre intensas discussões sobre a resolução das 90 questões de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação, houve um consenso: o enfoque esperado para o Enem, de que não se resuma como mera ferramenta de avaliação de conhecimento do aluno do ensino médio, foi alcançado

"O Enem se apresenta como uma reflexão na construção da cidadania", comenta Eclícia Pereira, 48, professora de redação do Cursinho da Poli.

A mesma avaliação tem o professor de matemática Eduardo Izidoro, de 39 anos, que percebeu a prova como muito tranquila. "Não foi um exame conteudista, de decorar fórmulas e teorias. Aliás, abordou poucos temas do ensino médio", diz. Segundo o matemático, as informações já estavam todas no enunciado, o que exigiu um pouco da leitura e interpretação do candidato, mas com atenção e paciência, o estudante consegue resolver as questões tranquilamente. Por fim, Eduardo avalia que o Enem 2010 se preocupou bastante em analisar aquilo que o aluno sabe fazer com seu conhecimento adquirido.

A prova de línguas, tanto inglês como espanhol, também foi considerada de dificuldade média para fácil. "Foi uma prova com muita criatividade, pois utilizou diferentes gêneros de texto: do informativo à letra de música", diz Lucia Helena Souza, 42, professora de inglês do Cursinho da Poli.

Já o professor André Valente afirmou que o espanhol foi uma prova de leitura e interpretação. "Um aluno com um vocabulário razoável conseguiu ir bem"

Na parte de literatura e gramática não foi diferente. "Foi uma prova fácil, quase óbvia, mais fácil que nos anos anteriores," comenta Roberto Juliano, professor de literatura. 

    Leia tudo sobre: enemenem 2010correção

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG