Enem: 13 escolas paulistanas são as melhores de SP

A maioria das melhores escolas de São Paulo está na capital: são 13 paulistanas entre as 20 do ranking de maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007. A lista repete o que ocorre nos resultados nacionais, com uma prevalência de escolas particulares.

Agência Estado |

Entre as melhores, apenas quatro são públicas, todas técnicas ou profissionalizantes. A maior média foi, pelo terceiro ano consecutivo, dos alunos do Colégio Vértice, que fica no Campo Belo, zona sul.

As outras campeãs do Estado também não mudaram muito com relação aos dois outros anos em que o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas por escola. São os tradicionais colégios Móbile, Bandeirantes e Santa Cruz. A primeira escola pública no ranking é o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), cuja média dos alunos foi menos de 2 pontos inferior a dos estudantes da Vértice, que tiveram nota 88,11 (a escala vai de 0 a 100).

A diferença aqui é a proximidade que temos com os professores, diz a aluna do Vértice Maria Julia de Barros Orsolini, de 17 anos. O colégio tem 31 anos e foi construído principalmente com professores dissidentes do Bandeirantes. Em 1994 não tinha nem 200 alunos. Hoje, são 860, um aumento de mais de 20% nos últimos três anos, quando começou a figurar como o melhor do Estado na lista do Enem. Recebemos pedidos de famílias querendo colocar seus filhos no colégio todos os dias, diz um dos diretores, Adilson Garcia. Mas não temos mais espaço, estamos no limite.

Um dos segredos da escola, diz ele, é a avaliação freqüente dos alunos e um acompanhamento individual dos resultados. As provas são semanais ou quinzenais, sempre depois da discussão de cada tópico novo, em todas as disciplinas. Não há divisão de classes por áreas - humanas, exatas ou biológicas - como costuma ocorrer em escolas de ensino médio voltadas para o vestibular. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: enem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG