Encontro debate educação na América Latina e Caribe

Representantes de 19 países se reúnem em São Paulo na 6ª Assembleia da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação

iG São Paulo |

A discriminação na educação é tema de um encontro internacional que acontece nesta segunda-feira em São Paulo. Representantes de 19 países e o relator especial das Nações Unidas sobre o direito à educação, Vernor Muñoz, se reunirão às 18h30 no Memorial da América Latina, em São Paulo, na 6ª Assembleia da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação.

Segundo os organizadores, na América Latina e Caribe, apenas 20% a 30% das crianças com deficiência frequentam a escola. Na Colômbia, 2% dos jovens afro-descendentes que terminam o ensino médio têm acesso ao ensino superior. No Peru, 21% dos indígenas adultos são analfabetos. Estas formas de discriminação, exclusão e outros obstáculos que configuram graves violações ao direito à educação, serão debatidas no encontro.

Eugênia Fávero, procuradora geral da República em São Paulo, também participará do evento e fará uma exposição sobre educação inclusiva e acesso à justiça. Estarão presentes especialistas e coordenadores de organizações e campanhas de promoção do direito à educação de 19 países da América Latina e Caribe, que discutirão ainda temas como o financiamento dos sistemas educativos, a educação de pessoas jovens e adultas e a participação da sociedade civil em políticas educativas.

O relator da ONU estará novamente no Memorial da América Latina na quinta-feira, dia 6, às 10h. Desta vez, Vernor falará com o público interessado, estudantes e educadores sobre o tema da discriminação na educação.

Nesta segunda-feira, será inaugurada durante o evento a exposição fotográfica “A educação é um direito: pela NÃO discriminação na América Latina e Caribe”. A mostra, Campanha, exibirá cerca de 40 imagens da educação na América Latina e no Caribe no Memorial da América Latina até o dia 29 de maio.

Serviço

Exposição Fotográfica “A educação é um direito: pela NÃO discriminação na América Latina e Caribe”
Abertura: 3 de maio, às 18h30
De 3 a 29 de maio

Horário:
Segunda a sexta-feira, das 9 às 18h
Sábados, das 9 às 15h
Fechada aos domingos e feriados.

Onde:
Biblioteca do Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Tel: (11) 3823-4600

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG