Exame que avalia o ensino superior é condição para concluintes tirarem o diploma

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) serão aplicadas neste domingo (6), às 13h, para 376.180 estudantes concluintes de 8,8 mil cursos de graduação de instituições públicas e privadas, em 1.356 municípios do País. O exame avalia o ensino superior e a participação é obrigatória para que os alunos tirem o diploma ao concluir o curso.

- Confira seu local de prova

Os cursos são avaliados de três em três anos. Neste ano, farão as provas estudantes concluintes dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música.

Também farão as provas os alunos de cursos superiores de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

O preenchimento do questionário do estudante, de preenchimento obrigatório a partir deste ano, colhe informações socioeconômicas e acadêmicas do corpo discente participante do Enade, que auxiliam a avaliação do MEC. Quem estiver inscrito e não comparecer ao exame estará em situação irregular.

Os ingressantes estão dispensados da prova, pois serão avaliados pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2010. A partir deste ano, a participação no Enem substituiu a prova do Enade para quem está no primeiro ano da faculdade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.