Em seis horas, 30 mil estudantes já se inscreveram no sistema de seleção do MEC

Brasília - O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) registrou nesta sexta-feira (29) 30 mil inscritos nas primeiras seis horas de funcionamento do site. É por meio dele que os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) disputarão cerca de 48 mil vagas disponíveis em 51 instituições públicas de ensino superior.

Agência Brasil |


De acordo com o Ministério da Educação, o sistema apresentou relativa lentidão nas primeiras horas, mas o problema foi normalizado ainda no início da manhã.

O primeiro passo para participar da seleção é acessar o SiSU com o número de inscrição do Enem. Em seguida, o candidato deve escolher, pelo sistema de busca, o curso e a instituição em que pretende estudar.

A novidade é que ele pode acompanhar no início de cada dia como está a nota de corte de cada curso e trocar sua opção caso tenha mais chances de ingresso em outra graduação ou em outra instituição. A primeira etapa de inscrições se encerra às 23h59 do dia 3 de fevereiro.

Depois desse período de inscrição dos estudantes, o SiSU processa as informações e divulga em 5 de fevereiro o resultado final da primeira etapa. Os estudantes que forem aprovados terão de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados. Haverá ainda mais duas etapas para preencher as vagas remanescentes.

Veja o calendário de inscrições do SiSU:

Primeira etapa
Inscrições: das 6h do dia 29 de janeiro até as 23h59 de 3 de fevereiro
Resultado: 5 de fevereiro
Matrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro

Segunda etapa
Inscrições: das 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro

Terceira etapa
Inscrições: das 6h do dia 1° de março até as 23h59 do dia 3 de março
Resultado: 5 de março
Matrículas nas universidades: de 9 a 12 de março

Leia também:

    Leia tudo sobre: enemsisu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG