Em Brasília, Enem atrasa 25 minutos para começar

BRASÍLIA - Estudantes fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem neste ano 4 milhões de candidatos inscritos Brasília - Os 4 milhões de candidatos que participam hoje (31) da 11ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contaram com 20 minutos a mais para chegar ao local de prova. No Distrito Federal, no entanto, em um dos 98 locais de prova, o Centro Universitário de Brasília (UniCeub), com maior número de estudantes, os portões fecharam 25 minutos depois do horário marcado (12h55).

Agência Brasil |

Mesmo assim, pelo menos uma estudante chegou atrasada e pediu ao segurança para entrar, mas não conseguiu. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, está previsto um tempo de tolerância de 15 a 20 minutos.

No DF, são 63.135 estudantes inscritos para fazer a prova, sendo que dez são internos do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) e outros 300 são detentos, entre homens e mulheres.
Kamila de Souza Jacinto, 16 anos, chegou no horário, mas esqueceu a identidade em casa e teve que esperar alguém levar o documento antes de os portões serem fechados. Tenho capacidade de me sair bem, então não tenho por que ficar muito nervosa. Eu estudei e creio que sou boa em redação, afirmou.

Já Jéssica Laís Mendes da Silva, 17 anos, disse que estava nervosa. É minha primeira prova séria. Infelizmente, não vou fazer o Prouni [Programa Universidade para Todos] porque meu primeiro ano foi escola particular. Eu vou fazer mais por conhecimento, só para ter uma base de como estou, contou.

Rodrigo Meyer Felix Cardoso, 17 anos, também só queria testar os conhecimentos. Estou calmo. Eu não estudei, faço só para medir meus conhecimentos, disse.

Na entrada do local da prova, quem chegava contava com vários vendedores ambulantes e também com representantes de cursinhos que além de panfletos, ofereciam gratuitamente caneta e barra de cereal.

Na 11ª edição do Enem, as provas estão sendo aplicadas em 8.510 locais em todo o país. A prova tem duração de cinco horas e é composta por 63 questões de múltipla escolha e uma redação. O exame é um dos pré-requisitos para o estudante concorrer a uma bolsa do Prouni. Além disso, mais de 500 instituições utilizam o resultado do Enem como critério de seleção para o ingresso no ensino superior.

    Leia tudo sobre: enemprouni

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG