Educadora defende formação e valorização do professor regulamentadas em lei

BRASÍLIA - A formação e valorização dos profissionais de educação foi o tema que norteou os debates, na manhã desta quinta, na 1ª Conferência Nacional da Educação Básica (Coneb). A discussão foi conduzida pela professora Juçara Maria Vieira, da Internacional da Educação, que ressaltou a importância da criação de leis que regulamentem esses pontos, já previstos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Agência Brasil |

Em função da descentralização da educação básica no Brasil, algumas questões são letra morta e, se não houver lei, não conseguem sair do papel. Ela [legislação] é posterior ao avanço das relações sociais e experiências, já é o resultado de um amplo debate da sociedade.

Juçara lembou a necessidade de aprovação urgente do projeto de lei que regulamenta o piso nacional para os professores no valor de R$ 950. Atualmente, o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e tramita em caráter terminativo.

A educadora alertou também para o fato de ainda existirem professores leigos dentro das salas de aula, em diferentes níveis. "Há professores leigos dentro da rede municipal de educação básica que só têm o ensino fundamental. A realidade é adversa quanto mais pobre é o município", afirmou Juçara.

De acordo com a professora, outra alocação de profissionais não preparados está no ensino médio. "São pessoas que têm outras titulações e não são formadas especificamente como educadores. São aqueles que estão hoje ministrando precariamente conteúdos de química, física, biologia e matemática pela falta desses profissionais", concluiu.

A formação e valorização do profissional da educação foi o quinto e último eixo que pautou os trabalhos de cerca de 2 mil delegados nos quatro dias do evento. Agora à tarde serão realizadas as plenárias finais de cada um dos eixos, para definição do texto final do documento da conferência, que servirá de base para a formulação de novas políticas públicas na área.

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