Educação sexual

Escolas terão máquinas de distribuição de camisinhas

Da redação |

O Ministério da Saúde anunciou que o governo federal vai distribuir 400 máquinas de preservativos nas escolas que integram o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. A medida foi anunciada durante o 7º Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, que acontece em Florianópolis (SC).

Para o ministro da saúde, José Gomes Temporão, um dos grandes desafios do combate à Aids é o acesso à educação sexual nas escolas e o incentivo ao uso de camisinhas.

Na população em geral, para cada grupo de 16 homens com Aids, há 10 mulheres com a doença. Entre os jovens, de 13 a 19 anos, ocorre o inverso: são 16 meninas e 10 meninos com a doença. Pesquisas do Ministério da Saúde revelam que, na primeira relação sexual, mais de 30% das meninas afirmaram que não usaram camisinha porque confiaram nos parceiros. Entre os meninos, apenas 7% tiveram o mesmo comportamento.

A medida pretende diminuir o número de doenças sexualmente transmissíveis entres os adolescentes e ainda prevenir uma possível gravidez indesejada. "Temos que trabalhar com essa garotada, discutindo com adolescentes e jovens a questão do acesso aos direitos sexuais e reprodutivos e a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis", afirmou o ministro Temporão.

As máquinas começarão a ser distribuídas a partir de dezembro deste ano. Ainda não se sabe quais os estados que se beneficiaram primeiro.

E você, o que acha dessa medida? Deixe um comentário!


Você teria coragem de pegar uma camisinha na máquina?
Claro, eu quero fazer sexo seguro!

Não, é muita exposição

Só quando ninguém estivesse olhando

Eu pediria pra um amigo ou amiga pegar pra mim

Camisinha? Pra quê? Eu não faço essas coisas, não



A consulta é realizada somente entre internautas e não tem valor de amostragem científica
Leia mais: Camisinha

    Leia tudo sobre: camisinhaeducaçãoeducação sexualnotícias

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG