Divulgados os aprovados na segunda chamada do Prouni

Candidatos devem preencher vagas remanescentes. Programa concede mais de 120 mil bolsas de estudo em graduações do País

iG São Paulo |

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira os candidatos aprovados em segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que distribui bolsas de estudo parciais e integrais em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o País.

Neste ano, o programa criado em 2004 recebeu número recorde de inscrições:1.048.631 candidatos para 123.170 vagas. No ano passado, foram 822 mil inscrições, até então a maior marca. Na primeira chamada, foram pré-selecionados 117.644 candidatos — 79.823 para bolsas integrais e 37.821 para parciais. O Minsitério da Educação não divulgou o número de convocados nesta sexta-feira.

- Veja se foi selecionado no site do Prouni (Atenção! É preciso fornecer o número de inscrição no Enem e do CPF)

Os candidatos selecionados têm desta sexta até o dia 17 de fevereiro, quinta-feira, para comparecer à instituição de ensino na qual foram aprovados, confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. No total, o programa oferece 80.520 bolsas integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade.

Para se inscrever no Prouni, era exigido dos candidatos a participação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e uma nota mínima de 400 pontos na média das cinco provas (ciências da natureza; ciências humanas; linguagens e códigos; matemática; e redação). Quem zerou na redação foi desclassificado.

Agora, os candidatos aprovados precisam comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, para garantir a bolsa integral. Por exemplo, um membro de uma família de quatro pessoas pode se inscrever se a renda somada das pessoas que trabalham for de até R$ 3.240. Já a bolsa parcial é destinada a quem tem renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Neste caso, a mesma família de quatro pessoas teria de receber menos de R$ 6.480. Os bolsistas também devem, obrigatoriamente, ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou como bolsista integral no caso de particular.

Segunda etapa

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições no Prouni, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.

    Leia tudo sobre: Prouniensino superiorbolsas de estudoinscrição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG