Distrito Federal terá cinco escolas técnicas federais até 2011

BRASÍLIA - Até 2011, o Distrito Federal contará com cinco escolas técnicas federais. Os terrenos para a construção de duas unidades foram doados nesta quinta-feira pelo governador José Roberto Arruda ao Ministério da Educação.

Redação com Agência Brasil |

Um deles fica no Plano Piloto, área central de Brasília, e o outro, em Taguatinga, cidade-satélite da capital federal. Duas escolas serão construídas em Samambaia e no Gama. A quinta unidade já está em funcionamento, em Planaltina.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a expansão da rede federal de educação profissional é necessária para o momento econômico que o país vive. O Programa de Aceleração do Crescimento [PAC] não teria o mesmo sentido sem investimento na formação profissional.

Segundo o MEC, as escolas do DF vão atender 14 mil estudantes. Durante a cerimônia, José Roberto Arruda manifestou a intenção de doar mais um terreno, em Ceilândia, para a construção de uma sexta escola.

Hoje o Brasil é um país carente de técnicos, temos oito engenheiros para um técnico. Temos que inverter essa matriz, porque o chão de fábrica, a indústria em si, carece tremendamente do técnicos, aquele que chega produzindo , explicou o diretor-geral das unidades, Francisco Moreira.

Na escola de Planaltina, as aulas são voltadas ao agronegócio. William Monteiro, 18 anos, faz o curso de agroindústria há um semestre. Pensei em fazer uma faculdade, mas não teria como pagar uma particular, conta. O curso tem duração de um ano e meio e Monteiro acredita que terá espaço no mercado. Todas as empresas alimentícias que estão instaladas em Brasília precisam de um técnico em agroindústria.

Hoje, 330 alunos estudam em Planaltina, mas a intenção é ampliar o atendimento para 1,5 mil vagas até 2011. A abertura de cursos noturnos é fundamental para atender as demandas da região, já que boa parte dos jovens trabalha. Para isso, os diretores defendem que é necessário ampliar a infra-estrutura da região, com iluminação pública e transporte à noite para alunos e funcionários.

Haddad já anunciou que até 2010 serão construídas 150 escolas técnicas federais no país. Segundo ele, as obras de 104 instituições já foram licitadas. Para que tenham início as obras das unidades do DF, os terrenos precisam ser transferidos para a União. Ainda não há previsão para o início das atividades.

Leia mais sobre: Escola técnica - MEC - Haddad

    Leia tudo sobre: escola técnicahaddadmec

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG