Dilma promete instalação de 4.943 novas creches

Novas unidades serão construídas em 1.466 municípios com deficit de atendimento a crianças de 0 a 5 anos

iG São Paulo |

Se o Brasil educar melhor as suas crianças, com acesso a "estímulos pedagógicos, apoio, acolhimento e carinho", a sociedade se tornará mais virtuosa do ponto de vista ético, disse hoje a presidenta Dilma Rousseff. Com o ministro da Educação, Fernando Haddad, ao lado, a presidente anunciou um plano de ampliação da rede de creches e pré-escolas, que prevê a instalação de 4.943 novas unidades em 1.466 municípios.

De acordo com o governo, considerando ainda as 1.484 em construção, serão ao todo mais de 6 mil unidades, o que vai ajudar a cumprir metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e a a promessa eleitoral da presidente Dilma de construir 6 mil unidades.

"O País tem de ser medido pela sua capacidade de atender mães e crianças, porque nelas está uma das partes mais importantes para o conjunto da sociedade. Se nós tivermos as nossas crianças bem educadas, com acesso a estímulos pedagógicos, apoio, acolhimento, carinho, certamente seremos uma sociedade bem mais virtuosa, tanto do ponto de vista ético, mas também do ponto de vista da questão que eu acho que é fundamental, que é o direito de cada um dos brasileiros e de cada uma das brasileiras de ter as mesmas oportunidades", discursou a presidenta.

Os municípios foram escolhidos de acordo com o deficit de atendimento a crianças de 0 a 5 anos e seguiu critérios como população e capacidade das prefeituras de proverem creches e escolas. O ministro Haddad destacou que a quantidade de creches e pré-escolas destinadas para cada cidade já está disponível e que a construção das unidades depende, agora, muito mais dos municípios do que do governo federal.

"O que a presidenta fez hoje foi um gesto inédito: ela liberou imediatamente para os prefeitos a possibilidade de contratar. Os convênios estão automaticamente liberados. Quem se mexer com os processos de licitação, vai poder ter, até 2014, as creches e pré-escolas", disse.

A cerimônia também serviu para anunciar a construção ou cobertura de quadras esportivas em escolas públicas, projeto também integrante do PAC 2. Pelas previsões, serão construídas 6.116 quadras e cobertas outras cinco mil até 2014. Este ano, foi aprovada a construção de 750 quadras em escolas municipais de todo o Brasil. Foram selecionadas escolas com mais de 500 alunos matriculados na educação básica e que declararam no Censo Escolar 2010 não ter acesso a quadras.

Agência Brasil
Ao lado de Haddad, presidenta anuncia plano de ampliação da rede de creches


Gafe e campanha
Durante o evento, Dilma cometeu uma gafe ao chamar Haddad de ministro da Cultura, corrigindo-se logo depois. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, também compareceu à cerimônia. Haddad é pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo e tem sido visto cada vez mais em eventos no Palácio do Planalto.

* Com informações de AE, Agência Brasil e Valor.

    Leia tudo sobre: crecheseducação infantilDilmaHaddad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG