Desempenho de alunos da 5ª à 8ª série piora em São Paulo

Resultado na Prova São Paulo evolui apenas nas séries iniciais e faz alfabetização até o 2º ano aumentar

iG São Paulo |

Os alunos que frequentam o ciclo 2 – da quinta à oitava série – nas escolas de ensino fundamental da prefeitura de São Paulo tiveram uma piora no desempenho em 2010. Segundo dados da Prova São Paulo, divulgados nesta segunda, dia 20, a queda no rendimento em matemática e língua portuguesa ocorreu em todas as séries. Aplicada nos dias 10 e 11 de novembro de 2010, a avaliação é utilizada para acompanhar o aprendizado dos alunos e planejar o ensino na rede municipal.

A prova da prefeitura é realizada com alunos de todos os anos escolares do ensino fundamental de oito anos (os integrantes do ensino fundamental de nove anos ainda não foram incluídos), menos os do primeiro ano. Nas 3ª, 5ª e 7ª séries apenas uma parcela dos estudantes respondeu às questões, e nas outras, todos prestaram as provas. As médias são expressas na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 100 a 375.

O pior resultado obtido no ciclo 2 foi o dos alunos da quinta série em português, que obtiveram nota 175,7. Em 2009, os alunos do mesmo ano atingiram 188,6. Mas as quedas se repetiram nas séries seguintes (veja tabela).

Evolução dos alunos do ciclo 2 em língua portuguesa

Resultados obtidos na Prova São Paulo da 5ª até a 8ª séries

Gerando gráfico...
Secretaria de Educação de São Paulo


Em matemática, embora as notas sejam mais altas, também ocorreu o movimento de declínio no desempenho. Na quinta-série, a média saiu de 191,1 para 185,5, a mais baixa dos quatro anos (veja tabela).

Evolução dos alunos do ciclo 2 em matemática

Resultados obtidos na Prova São Paulo da 5ª até a 8ª séries

Gerando gráfico...
Secretaria de Educação de São Paulo

Alfabetização cresce

No primeiro ciclo, da primeira à quarta série, o resultado foi mais positivo. Apenas o quarto ano teve queda no desepenho de língua portuguesa, de 171,4 para 167,2. Nas outras séries os índices melhoraram em português, e em matemática, houve evolução em todas elas.

Evolução dos alunos do ciclo 1 em língua portuguesa

Resultados obtidos na Prova São Paulo da 2ª até a 4ª séries

Gerando gráfico...
Secretaria de Educação de São Paulo

Baseado na prova de língua portuguesa e na novidade desta edição da Prova São Paulo, um teste que pedia a produção de textos, chegou-se à conclusão que a alfabetização dos alunos melhorou. Ao final do segundo ano, 77,3% dos alunos estão alfabetizados. Esse índice era de 61,5% em 2007, 63,9% em 2008 e 74,2% em 2009. A alfabetização de alunos até o fim da segunda série é uma das metas da Secretaria da Educação de São Paulo.

Produção de texto

As notas dos alunos na produção de texto foram bem recebidas pela prefeitura. Nas séries iniciais, o aluno teve de preencher uma ficha, e, nas demais, com diferentes graus de dificuldade, foram formuladas propostas capazes de avaliar a apresentação, o atendimento ao gênero, a progressão textual e os padrões de escrita, incluindo as normas ortográficas, estrutura e concordância. A média de todos os anos foi superior a 5, com exceção do 4º PIC, que atende alunos com maiores dificuldades de aprendizado. Algumas médias ultrapassaram as expectativas – 7,8 na 2ª série e 8,5 na 3ª série e 6,1 na 7ª série, além de 7,4 no 3º PIC.

    Leia tudo sobre: prova-saopauloprovamatemáticaportuguesdesempenho

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG