Desconto em vestibular da Unesp

A partir deste ano todos os alunos de terceiro ano do ensino médio da rede estadual terão desconto de 76% na inscrição para o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A novidade é resultado de parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Vunesp, Fundação para o Vestibular da Unesp.

Agência Fapesp |

Com taxa definida em R$ 105, o vestibular da Unesp passará a custar R$ 25 para os alunos do último ano do ensino médio do estado. Além de alunos do ensino regular, quem cursa Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderá ter o desconto. As inscrições para o vestibular da Unesp serão realizadas de 22 de setembro a 10 de outubro.

Segundo a Secretaria da Educação, o objetivo da parceria é ampliar a participação de alunos oriundos da rede estadual no processo seletivo da Unesp, ampliando o Programa para a Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade.

Além do desconto na inscrição, a parceria garantirá que os 12 alunos da rede estadual mais bem colocados no vestibular receberão bolsas no valor de um salário mínimo mensal, durante todo o curso.

Vunesp e secretaria mantinham parceria para desconto na inscrição, mas destinada apenas aos dois melhores de cada classe nas escolas estaduais. Agora, o programa fica disponível para todos do terceiro ano.

Parceria com a USP

A Secretaria da Educação e a Universidade de São Paulo (USP) estão com inscrições abertas, até 22 de agosto, para estudantes de escolas estaduais que desejam participar do Programa Avaliação Seriada (Pasusp). Os alunos podem se inscrever diretamente em suas escolas.

A avaliação dos alunos será aplicada em 19 de outubro pela Fuvest, em escolas estaduais de cinco regiões da capital e 44 cidades do estado. O resultado poderá ser revertido em bônus adicional de até 3% na nota da primeira e da segunda fase do vestibular da Fuvest.

Direcionada a estudantes do 3º ano do ensino médio que tenham cursado o primeiro e o segundo ano em escolas estaduais, a prova será baseada nas propostas curriculares da secretaria. Terá 50 questões objetivas de múltipla escolha.

As notas no Pasusp poderão ser utilizadas no vestibular Fuvest 2009 e seguinte. Além da possibilidade de 3% de bônus adicional pelo programa de avaliação, o estudante poderá conseguir até 12% de acréscimo em sua pontuação da primeira e segunda fases do vestibular por meio de outras alternativas, determinadas pela USP.

Uma delas é o Bônus Universal, pelo qual o aluno que realizou integralmente o ensino médio em escolas públicas tem direito a bônus de 3% sobre a nota do vestibular. Há ainda o Bônus Enem, que garante até 9% a mais na nota obtida ao estudante de escola pública com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio.

Mais informações: www.educacao.sp.gov.br

Leia mais sobre: Vestibular - Unesp - USP

    Leia tudo sobre: unespuspvestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG