monstro que ficou famoso - Educação - iG" /

Demônio da Tasmânia: o monstro que ficou famoso

O mamífero é mais conhecido devido ao personagem Taz, dos desenhos animados da Warner Bros., mas existe muito mais por desse animal do que fome excessiva e mal humor. Saiba agora tudo sobre o Diabo da Tasmânia.

Aline Vieira |

Quando os colonizadores europeus chegaram à Tasmânia, há cerca de 600 anos, o que mais os incomodava não era a incerteza em relação às terras inapropriadas da região. Uma, dentre tantas de suas missões, era descobrir que tipo de criatura era aquela que eles ouviam quase todas as noites e que soltava grunhidos e latidos poderosos de dentro da floresta.

A descoberta não demorou a acontecer. Enquanto desbravavam as matas do estado australiano, uma criatura enorme, de pelo preto, boca grande, dentes afiados e uma mancha branca no peito não passou despercebida. Ali, no meio da mata, o homem encontrava pela primeira vez com um Demônio da Tasmânia.

O Sarcophilus harrisii, nome científico do Demônio da Tasmânia, é um mamífero marsupial que, assim como o canguru, carrega sua cria numa bolsa externa ao corpo, localizada nas costas da fêmea. O período de gestação dos animais pode variar de 20 a 23 dias.

Vida de demônio

Desde a sua descoberta, o animal foi apelidado pelos nativos de "demônio" por conta dos ruídos ferozes e pelos constantes ataques a rebanhos e galinheiros nas fazendas da região, causando assim grande prejuízo. Apesar do nome "negativo" dado a eles, os criadores dos Demônios da Tasmânia garantem que os bichos têm temperamento tímido e são muito mais dóceis quando criados em cativeiro.

Durante o dia, os Demônios da Tasmânia selvagens preferem se esconder em cavernas e tocas, enquanto a noite, usam o olfato, a visão e os bigodes apurados para caçar tudo o que vêem pela frente: rãs, coelhos, ovelhas, insetos, peixes, pássaros, galinhas...
Esses animais podem pesar de 4 a 9 Kgs e medir até 80 cm. Os Demônios da Tasmânia, que vivem em média oito anos, não atacam pessoas, a menos que se sintam ameaçados. E quer melhor forma de mostrar ao inimigo que ele não é bem vindo? Os demônios, assim como os gambás, exalam mal cheiro insuportável quando colocados em situações de perigo e estresse.

No quesito agilidade, os animais também são considerados lentos. Apesar de conseguirem rastrear até 16 Km, os marsupiais não têm uma boa velocidade, o que pode dificultar sua caça..

Fama e quase extinção


Por terem virado ícone de turismo na Tasmânia, os demônios ganharam também grande espaço na mídia. Por volta dos anos 60, os estúdios da Warner Bros. criou o personagem "Taz", conhecido por rodopiar, comer tudo o que vê pela frente e ser mal humorado. Anteriormente, esse personagem apenas fazia participações especiais nos desenhos do Pernalonga, mas ganhou tanta fama que conseguiu seu próprio espaço

Apesar de hoje os Demônios da Tasmânia viverem a salvo em áreas rurais ao norte e ao leste da Austrália, como no Asbestos Rand National Park, Mt. William National Park e no The Arthur River, a espécie passou por um pré-extinção em 1999.

Isso porque uma doença chamada Tumor Facial dos Demônios se alastrou na região onde os animais viviam. Os tumores surgiam em volta da boca, impedindo a alimentação e sendo, assim, fatal. Nessa época, mais de 50% da população de Demônios da Tasmânia acabou morrendo.

    Leia tudo sobre: animaisbiologia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG