Defensoria pública pede que seleção de vagas pelo Enem não termine hoje

BRASÍLIA - A Defensoria Pública da União do Rio de Janeiro pediu ao Ministério da Educação (MEC) que prorrogue o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para, no mínimo, até sexta-feira (5). O período destinado às inscrições de quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou na última sexta-feira (29) e tem previsão para acabar às 23h59 desta quarta-feira (3).

iG São Paulo com Agência Brasil |




Segundo a Defensoria, se os problemas de acesso para realizar as inscrições persistirem e o MEC não aceitar a prorrogação do prazo, poderá haver um ajuizamento de uma ação civil pública com pedido de liminar junto à Justiça Federal.

Autor do pedido, o defensor público André Ordacgy ressaltou que os candidatos ainda enfrentam diversos problemas para se inscrever e que o sistema só tem capacidade para atender, simultaneamente, 200 mil pessoas. O Enem teve 2,6 milhões de estudantes que realizaram a prova.

O MEC, por meio de sua assessoria, informa que ainda não foi notificado oficialmente sobre o pedido de prorrogação. De acordo com o ministério, não houve nenhum problema no sistema que impedisse que os alunos fizessem as inscrições, por isso, não deve haver adiamento no prazo de inscrições.

Outro argumento que o MEC tem a seu favor é que o critério de desempate por uma vaga que utilizaria o horário em que o candidato se inscreveu para ela como eliminação do concorrente foi excluído .

Se o prazo não for realmente prolongado, o SiSU oferecerá ainda outras duas rodadas de inscrições. Entre os dias 15 e 20 de janeiro, os estudantes poderão se candidatar às vagas que sobrarem desta primeira etapa. A terceira fase de inscrições acontece entre os dias 1º e 3 de março, com as vagas remanescentes das duas primeiras.

Dificuldades

Os candidatos enfrentaram dificuldades para fazer as incrições no sistema, especialmente nos dois primeiros dias de funcionamento. Internautas leitores do portal iG relataram por meio do canal Minha Notícia que ficaram mais de 7 horas para fazer o cadastro em uma das 47,9 mil vagas.

Até as 12h30 desta quarta-feira, 692 mil candidatos haviam conseguido fazer a inscrição e outros 223 mil haviam feito, pelo menos, a troca de senha no sistema.

    Leia tudo sobre: enemmecsisu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG