Cursos de português passam a ser essenciais na vida dos profissionais

Para quem acredita que após a formação profissional são somente necessárias especializações na mesma área está totalmente errado. Necessidades como escrever e falar corretamente estão entre as principais condições para se tornar um bom profissional.

Paula Menezes |

De acordo com o site do Ministério de Relações Exteriores, o português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol, incluindo não só o Brasil como também países de origem do idioma.

Atualmente há diversos cursos nesta área, desde cursos direcionados para estrangeiros residentes no País, cursos de português voltados para quem pretende participar de concursos públicos, revisão gramatical ou mesmo construção textual.

Segundo a coordenadora das Oficinas de Língua Portuguesa, Cíntia Luz, a maioria dos profissionais que buscam esses cursos são principalmente, professores e jornalistas, mas também surgem alunos de diversas áreas como administrativa, jurídica, tradução e revisão. Cíntia comenta que todos os profissionais buscam aprimorar, aperfeiçoar e até mesmo lembrar o que já aprenderam em sua vida escolar, já que há cada vez mais exigência do uso correto do idioma.

Os cursos têm uma metodologia mais prática, buscando abordar aspectos do cotidiano de cada profissional.

Novas regras gramaticais

Lembra-se de tudo o que você aprendeu na escola, nas aulas de língua portuguesa? Pois é. Prepare-se para as mudanças! Até o final deste ano entrarão em vigor as novas regras gramaticais.

Visando unificar o idioma, países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste terão a mesma forma de escrever.

O que muda no Brasil? O alfabeto passará a ter 26 letras, incorporando o W, o K e o Y. Mudam também algumas regras de acentuação - algumas palavras deixarão de ter acento -, o trema deixará de existir, entre outras.

Cíntia afirma que a mudança não será nada impactante para nós, nem para eles. Como todas as mudanças (de qualquer natureza) haverá uma resistência inicial, mas com o passar do tempo nos acostumaremos.

Onde encontrar:

Lótus idiomas: http://www.lotusidiomas.net/estrangeiros.asp
FGV - http://www5.fgv.br/fgvonline/cursos/curso_info_gestao.asp?prod_cd=ESCTEAD&sub_prod_cd=00

Leia mais sobre: Língua Portuguesa - novas regras - cursos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG