O curso mais procurado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ainda não formou nenhuma turma, nem passou pela avaliação do Ministério da Educação (MEC). A procura por Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, na Universidade Federal do ABC (UFABC), chegou a 16.253 inscrições e superou a de cursos tradicionais como medicina, direito e administração, que estão entre os mais requisitados nas 51 instituições que participam do SiSU.


A proposta do curso atende efetivamente o aspecto interdisciplinar. Os alunos têm contato com um conteúdo que abrange diversos eixos. Cursa disciplinas obrigatórias da área de humanidade e 27% das disciplinas são livres, destaca Derval dos Santos, coordenador do curso.

Os alunos podem cursar disciplinas de 24 cursos, que vão da engenharia aeroespacial ao bacharelado em física, à licenciatura em química, à engenharia ambiental e urbana. Além da proposta pedagógica diferenciada, o número de vagas oferecidas do curso é outro atrativo. São 1.700 no total, 1.300 no campus de Santo André e 400 no de São Bernardo.

Para Santos, a necessidade do mercado de um profissional flexível e a possibilidade de transitar por áreas diversas são os maiores atrativos do curso. O jovem já tem contato com diversos conteúdos pela internet e isso desperta interesse. O curso de Ciência e Tecnologia permite que ele conheça essas áreas e decida qual profissional quer ser, explica Santos.

De acordo com o coordenador, o curso de Ciência e Tecnologia forma profissionais aptos a trabalhar em empresas da área de ciência e tecnologia, com enfoque em pesquisa. O aluno pode optar por cursar disciplinas da engenharia ou das humanidades, diz Santos.

Em entrevista ao portal do MEC, o vice-reitor da UFABC, Armando Severino Milioni, destaca o fato de a universidade pública estar localizada numa região concorrida do Estado de São Paulo, onde residem mais de 2,5 milhões de pessoas. Hoje, com a seleção pelo SiSU, observa ele, a possibilidade de inscrição extrapola o Estado, que é outro motivo da grande procura.

Inaugurada em agosto de 2008, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a UFABC iniciou suas atividades em setembro de 2006, em instalações provisórias.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.