Com o fim do ano se aproximando, é um bom momento para planejar um curso de férias. Para quem pretende ir à Alemanha, há ofertas tanto para o próximo inverno europeu (verão no Brasil) como para o verão europeu de 2009.

Acordo Ortográfico

As instituições de ensino superior alemãs oferecem cursos do idioma alemão (de iniciante a especializado) e cursos temáticos específicos ou interdisciplinares em praticamente todas as áreas de conhecimento.

As ofertas estão disponíveis no site do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Há cursos para graduandos, pós-graduandos e até mesmo para doutorandos e doutores.

O valor do investimento também varia bastante conforme duração, área de conhecimento, cidade, universidade e o que está incluído no programa (sobretudo atividades extras e acomodação).

Os interessados devem selecionar os cursos pela internet e verificar as condições para se inscrever. Dúvidas e pedidos de inscrição devem ser encaminhados diretamente para as universidades.

Segundo o DAAD, embora a página indique haver bolsas para alguns cursos, essas não valem para candidatos do Brasil. Para brasileiros, a instituição oferece bolsas para o curso de inverno Língua e Cultura Alemãs, mas a seleção para 2009 já está encerrada. Para 2010, o edital deverá ser publicado em maio de 2009.

Leia mais sobre: Bolsa de estudo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.