Cruesp concede reajuste abaixo do reivindicado pelos funcionários

Conselho dos reitores dá reajuste salarial de 6,57% aos professores e servidores; categoria reivindica 16% e deve ampliar greve

Marina Morena Costa, iG São Paulo |

O Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) se reuniu com o Fórum das Seis (formado por sindicatos de professores e funcionários da USP, Unicamp e Unesp) na última terça-feira e concedeu reajuste salarial de 6,57 % para docentes e servidores técnico-administrativos das três universidades. A medida, no entanto, não agradou os funcionários que devem aderir à greve da USP, iniciada em 5 de maio.

Em nota o Cruesp afirma que o reajuste de 6,57 % será aplicado a partir dos vencimentos de maio e “situa-se 1,5 % acima do índice de inflação medido pelo IPC-Fipe no período de maio de 2009 a abril de 2010, que foi de 5,07%”. “Com esse índice, o Cruesp reafirma o propósito de preservar o poder aquisitivo dos salários e, ao mesmo tempo, manter o indispensável equilíbrio financeiro das universidades.”

O reajuste não agradou aos funcionários. Servidores da USP reivindicam aumento de 16% e o cumprimento da incorporação de R$ 200 ao salário-base, também não atendida pelo Cruesp. “Agora, funcionários da Unicamp e da Unesp, que não estavam em greve, estão avaliando parar também. O indicativo do Fórum das Seis após a reunião foi de paralisação dos funcionários das três universidades”, afirma Magno de Carvalho, diretor de base do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp).

Segundo Carvalho, o reajuste salarial dá aos professores um aumento real de 12%, pois os docentes já tinham recebido aumento de 6% em março, retroativo a fevereiro. “Ficamos numa situação muito pior. Nosso aumento foi de 6,57%, metade do que concederam aos professores”, diz.

Assembleias de funcionários foram marcadas para esta quarta-feira nas três universidades estaduais paulistas.

    Leia tudo sobre: Greve de funcionáriosUSPUnicampUnesp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG