Crianças com deficiência visual são alfabetizadas com a ajuda do computador

Brasília - Em Fortaleza, capital do estado do Ceará, cerca de 50 crianças com deficiência visual são alfabetizadas com ajuda da tecnologia. Essa interação é feita com a ajuda do sistema Dosvox, um sistema que usa o som e permite as crianças interagir com o computador. As aulas são realizadas no Instituto Hélio Góes, da Sociedade de Assistência aos Cegos (Sac).

Agência Brasil |

O Dosvox é um aplicativo criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica (Nce) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que conversa com o deficiente visual em português. Desde 1993, vários programas foram desenvolvidos e hoje já é possível que o deficiente visual mande email, jogue, edite e escreva textos, use a calculadora e a agenda telefônica.

Segundo o criador e coordenador do projeto Dosvox, o professor Antônio Borges, as crianças com deficiência, em média, decoram a posição da maioria das letras no teclado em uma semana e têm muita facilidade para usar o computador.

Em particular o que tem acontecido, é que o projeto tem tido importância fenomenal na integração da criança cega no nível da alfabetização e da pré-escola, porque são programas são muito simples e a criança é estimulada através de sons e músicas e com isso, vai descobrindo o universo da escrita, disse Antônio Borges.

O professor de informática do Instituto Hélio Góes, Paulo Roberto, disse que todos os alunos da instituição já tiveram aulas no sistema Dosvox. Para ele, que também é cego, o computador é uma ferramenta importante para inclusão social.

As crianças aprendem mais rápido do que os adultos e isso é bom, porque desde cedo, já estão se incluindo no mundo digital, afirmou.

O Instituto Hélio Góes é um colégio reconhecido pelo Conselho de Educação do Ceará e os seus 236 alunos matriculados  têm aulas seguindo o mesmo currículo das escolas regulares do ensino fundamental. A instituição atende crianças do Maternal à 6ª série (ou sétimo ano)e desde 1994 oferece aulas de computação, por meio do Dosvox.

O Dosvox é um sistema gratuito e está disponível na internet pelo endereço: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/ .

"Ele é simples, qualquer computador da linha pc tem capacidade para rodá-lo, não importando o sistema operacional", ressalta o criador do projeto.

    Leia tudo sobre: educação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG