Cortina de Ferro

A expressão surgiu para designar a linha imaginária que separava, na Europa, os países socialistas dos demais. Depois, passou a denominar o bloco dos países europeus socialistas.

Reinaldo Pimenta |

A expressão foi popularizada por Winston Churchill ao utilizá-la num célebre discurso, em 1946, no Missouri (EUA): From Stettin in the Baltic to Trieste in the Adriatic, an iron curtain has descended across the continent. De Estetino (cidade no noroeste da Polônia, quase na fronteira com a Alemanha) no Báltico a Trieste (cidade no nordeste da Itália) no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente.

A fama ficou com Churchill, frequentemente citado como pai da expressão. Mas a verdade é que ela já havia sido usada pelo chanceler alemão Lutz Schwerin von Krosigk, num discurso aos alemães, transmitido pelo rádio em 2 de maio de 1945.

Mas a outra verdade é que o chanceler alemão havia copiado a expressão de um artigo contra a ideologia soviética, escrito por Joseph Goebbles, Ministro da Propaganda de Adolf Hitler.

Não, não se sabe se Goebbles plagiou outra fonte.

Leia mais sobre: A Casa da Mãe Joana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG