Contagem regressiva para o vestibular

Saiba como se preparar antes da tão esperada prova do vestibular.

Isis Nóbile Diniz |

Acordo Ortográfico

Falta uma semana para o vestibular. Parece pouco, mas esses sete dias podem ser cruciais para um resultado satisfatório na prova. Inclusive, ainda dá tempo de entender questões incompreendíveis e sanar dúvidas sobre as matérias . O importante é manter a organização, rotina e auto-confiança. Dedicar um tempo para o lazer ou relaxar, também é bem-vindo.

É possível, e ideal, revisar o que foi visto no ano inteiro. Sintetize tudo o que estudou, afirma Leandro Tessler, coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em seguida, o aluno pode dar prioridade para treinar redação.

Leia os textos dos estudos e escreva sobre eles, diz Tessler. Inclusive, para quem não conseguiu, a dica é ler os livros solicitados. Todos os vestibulares possuem questões sobre as obras indicadas .

Sandro Caramaschi, especialista em relacionamento humano do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), aconselha que o vestibulando realize simulados nos cursinhos ou mesmo em casa. É a melhor maneira de se acostumar com a situação e aprender a lidar com possíveis transtornos, conta.

Se notar que no momento da prova esquece todo o conteúdo, tem o chamado branco, o psicólogo dá a dica. Feche os olhos, pense em uma situação tranquila e respire fundo, diz Caramaschi. 'Dar branco' é uma situação de defesa, de extremo estresse. Persistindo, o aluno poderá até desmaiar.

O simulado pode ser feito com as provas do vestibular dos três anos anteriores . O que caiu nessas provas, têm 80% de chance de aparecer novamente, conta Fabricio Barbosa Bittencourt, professor de química do Getusp. Em seguida, é possível diagnosticar quais são as questões que o vestibulando apresenta maior dificuldade, solucionar essas dúvidas e aprender temas que não entendia. Não estude as matérias ou questões que possui facilidade, tire as dúvidas do que ainda acha difícil ou complicado, afirma Bittencourt.

Todos os dias, o aluno deve acordar e dormir cedo. Comer moderadamente. Evitar alimentos que causem desconforto, mal-estar ou algum problema , como infecção intestinal. Por exemplo, quem não está acostumado com chocolate ou leite, pode ter disenteria. O final da tarde pode ser reservado ao lazer como conversar com os amigos, navegar na internet, ver televisão ou filmes.

Na sexta-feira, é possível até aproveitar uma balada ou barzinho, desde que se tenha moderação no horário. Por fim, o aluno precisa ter auto-confiança, acreditar na sua capacidade, que vai conseguir, diz Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do vestibular Anglo.

Leia mais sobre: Vestibular

    Leia tudo sobre: vestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG