Consulte o ranking dos cursos superiores em 2009

iG elaborou ferramenta que mostra desempenho das graduações que tiveram alunos avaliados pelo Enade naquele ano

iG São Paulo |

O desempenho dos cursos superiores, cujos alunos passaram pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2009, pode ser consultado no ranking criado pelo iG , a partir de dados divulgados nesta quinta-feira, dia 13, pelo Ministério da Educação. Na ferramenta, é usado o Conceito Preliminar de Curso (nota do Enade somada a outros critérios) para mostrar os melhores e piores cursos entre os que foram avaliados.

Em 2009, 6.804 graduações em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, economia, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo, e os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais tiveram seu desempenho testado. Além da nota dos estudantes ingressantes e concluintes no Enade, o indicador de qualidade leva em conta o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno do momento em que ele começa o curso superior até a formatura e variáveis como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógico.

O resultado final é expresso em valores contínuos (usados para estabelecer o ranking) e em faixas (de 1 a 5). Os conceitos de 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bom. Na ferramenta abaixo, são mostradas as notas dos alunos no Enade, o CPC contínuo e o CPC faixa. A colocação dos cursos é estabelecida pelo CPC. Por isso, alguns cursos, embora tenham Enade 5 (nota dos alunos) aparecem em colocações inferiores no ranking, que é mais abrangente e se refere ao curso.

Alguns dos 6.804 cursos avaliados não receberam conceitos (S/C), seja porque não tiveram alunos suficientes prestando o Enade ou porque não foram coletados os dados dos demais critérios que compõem o CPC. Estas graduações, por falta de dados, são mostradas por último no ranking. Já a USP e Unicamp não participam do Enade e, portanto, não aparecem no ranking.

ATENÇÃO: para fazer a busca de cursos, não coloque cedilha ou acentos gráficos (acento agudo, circunflexo ou til). O campo subárea não aparece nos resultados de busca. Para saber os resultados dos cursos de jornalismo, por exemplo, busque por "comunicacao social".

Confira outros rankings e ferramentas de Educação no iG :

Ranking das escolas no Enem em 2009
Ranking das instituições de ensino superior
Ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa)
Notas dos programas de pós-graduação em 2010
Ideb das escolas até a 4ª série
Ideb das escolas de 5ª a 8ª séries
Todos os rankings do iG Educação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG