Conheça a vida e as previsões de Nostradamus

Após 500 anos de seu nascimento, as profecias de Nostradamus ainda são estudadas e discutidas

Redação iG Educação |

Certamente muitos já ouviram falar no nome Nostradamus e conhecem, ao menos, uma de suas profecias. Figura misteriosa do século XVI, cultiva seguidores pelo mundo inteiro até hoje. Médico por formação, descreveu acontecimentos desde a metade do século XVI até o fim do mundo que, segundo ele, ocorrerá em 3797 d.C (depois de Cristo).

Uma de suas previsões mais conhecidas remete à passagem de três anticristos pela Terra. O primeiro seria Napoleão Bonaparte, o segundo Adolf Hittler e o terceiro ainda está por vir. Entre outros fatos importantes da história previstos por ele, estão: a Revolução Francesa, o assassinato de Kennedy e, supostamente, os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos.

Conheça um pouco melhor esse francês que, mesmo passado 500 anos de seu nascimento, causa até hoje calorosas discussões entre aqueles que creem em suas profecias e aqueles que acreditam que tudo não passa de charlatanismo.


Biografia

Michel de Nostredame ou Miquèl de Nostradama, conhecido pela latinização de seu nome como Nostradamus, nasceu em 14 de dezembro de 1503 na cidade de Saint-Rémy-de-Provence, sul da França. Ainda bem jovem, depois de aprender latim, grego, hebraico, matemática e astrologia com seu avô materno, matriculou-se na Escola de Medicina da Universidade de Montpellier, também na França, mas dedicou grande parte do seu tempo à astrologia, à alquimia, à teologia e à literatura.

Como médico, foi um dos principais combatentes da peste negra, doença que assolou a Europa na primeira metade do século XVI, principalmente o sul da França. 

Sua fama pelo mundo alastrou-se por sua suposta capacidade de vidência, atividade que exercia dentro de seu quarto, em uma bacia com água.

Seus versos codificados, que seriam previsões do futuro, estão escrito em um livro de centúrias (relativo a cem). Nele, Nostradamus coloca o surgimento de três anticristos na Terra, o fim do mundo, o assassinato de John Fitzgerald Kennedy - presidente dos Estados Unidos -, os ataques de 11 de setembro aos EUA, entre outros fatos históricos.  

Os seus dotes de adivinho o fizeram conselheiro de três grandes reis franceses: Henrique II de França (Rei Henrique II), Francisco II de França (Rei Francisco II) e Carlos IX de França (Rei Carlos IX). Essa aproximação ocorreu pelo fato dele ser o braço direito da rainha Catarina de Médicis, esposa de Henrique II e mãe de Francisco II e Carlos IX.

Em 1552, publicou o seu primeiro livro, Traité de Fardemens, uma coletânea farmacológica. Em 1555, após anos de trabalho, publicou suas primeiras profecias - formadas por quadras em versos métricos decassílabos, reunidas em grupos de cem (daí o nome centúria).

A primeira edição tinha três Centúrias completas, e 53 estrofes da quarta Centúria. Em 1558, apareceu a edição completa, em um volume dedicado ao rei. As profecias de Nostradamus são compostas por 1.085 quadras e 4.680 versos, divididos em dez Centúrias, com cem quadras cada uma, à exceção da Centúria VII, que tem 42 quadras ou 44, dependendo da edição. Também na Centúria VII há uma quadra que é a única não numerada. Atualmente, são conhecidas entre 945 e 965 quadras. O estilo de escrita é sinuoso, ambíguo e de difícil entendimento em uma primeira leitura.

Segundo o Nostradamus Research Group (NRG), maior grupo de estudos sobre a vida e a obra do profeta, muitos charlatães tentaram falsificar quadras e versos para fazer dinheiro. Na biblioteca de Paris, por exemplo, existem alguns livros escritos entre 1600 e 1900 que usam seu nome, mas são tidos como falsos.


Na vida pessoal, Nostradamus casou-se duas vezes, sendo que sua primeira esposa e os dois filhos que tiveram morreram vitimados pela peste negra. Em 1547, casou-se com uma viúva de posses, passando a morar em Salon-de-Craux. Morreu em 2 de julho de 1566, em Salon-de-Provence, vítima de um edema cárdio-pulmonar.

Principais Profecias

Quantas vezes será capturada, ó cidade do Sol?  Mudando as leis bárbaras e vãs:  Tempos maus se aproximam de você.  Não mais será escravizado, O grande Hadrie reviverá suas veias - sobre a queda da primeira república francesa, em 1799

O caixão é posto na catacumba férrea. Onde sete filhos do rei estão mantidos. Seus ancestrais surgirão das profundas do inferno,  lamentando ver os frutos de sua linhagem mortos - sobre a queda de Hitler; aprisionamento e transporte de Mussolini num caminhão até Milão e sua execução, em 1945

Quando o Sol nasce no terceiro mês,  javali e leopardo se defrontam no campo de batalha.  Os homens abandonam o leopardo e olham para o céu:  veem uma águia adejar em torno do Sol - a batalha de Waterloo; a restauração dos Bourbons, em 1815

O grande homem será abatido durante o dia por um raio. O ato prejudicial será previsto pelo portador de uma súplica: diz a predição que outro tomba à noite - John Kennedy foi assassinado em novembro de 1963 durante o dia e seu irmão, Robert, tombou à noite, em junho de 1968.

Da aquática triplicidade nascerá de um que fará a quinta-feira para sua festa seu renome, louvor, reinado e poder aumentarão por terra e mar no oriente tempestade - Saddan Hussein nasceu em Tikrit, no Iraque, às margens do Rio Tigre, entre o Eufrates e o golfo (aquática triplicidade); o Iraque invadiu o Kwait na quinta-feira, dia 02/08/90, o que gerou a operação chamada 'tempestade no deserto' (oriente)

Por uma racha na barriga uma criatura nascerá com duas cabeças  e quatro braços: sobreviverá durante alguns anos. O dia que Alquiloie celebra os festivais dele  Fossana, Turin e a regra de Ferrara seguirão. Um imperador nascerá perto da Itália. Custará muito caro ao império; dirão que espécie de gente que o cerca. É menos príncipe que carniceiro - nascimento de Napoleão Bonaparte, em 1769.

Eles julgarão ver o sol à noite quando avistarem o porco, meio homem. Barulho ensurdecedor. Pode-se ver uma batalha sendo travada no céu. E escuta-se os diálogos de bestas brutais - referente à destruição de Hiroshima e Nagasaki

Romano Pontífice cuidado ao aproximar-te da cidade que dois rios banham: Junto dali teu sangue virá cuspir, a ti e aos teus, quando a rosa florir - muitos interpretam esta quadra como sendo sobre o atentado ao Papa, em 1981; outros garantem que a profecia ainda não se realizou.

No Reno dos montes Nóricos  nascerá um grande, do povo que chegou tarde demais.  Ele defenderá as terras do Vístula e do Danúbio.  Ninguém imagina como ele irá acabar - nascimento de Hitler, na fronteira austro-bávara, em 1889

O ano em que Saturno e Marte igualmente combustarem, o ar muito seco, longa trajetória: Por fogos secretos de ardor grande lugar adusto, pouca chuva, vento quente, guerra, incursão - essa quadra descreve o acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 26/04/1986, quando saturno e marte encontravam-se em igual distância do cometa Halley, 11 dias antes caças norte-americanos atacaram Trípoli e Benghazi, numa incursão aérea

Perto do paralelo 45 o céu arderá em chamas.  O fogo se aproxima da grande cidade nova.  De repente ergue-se ao céu enorme chama,  quando os do Norte fizerem a experiência - alguns interpretam essa quadra como referência aos atentados de 11 de setembro nos EUA.

Na Cidade de Deus haverá um grande trovão, Dois irmãos serão destruídos pelo Caos. Enquanto a fortaleza resiste, o grande líder sucumbirá - também supostamente sobre os atentados de 11 de setembro

A fortaleza junto ao Tâmisa - cárcere determinado  pelos lordes. O rei ali encarcerado. Sobre a ponte é visto em mangas de camisa. Um condenado à morte. Depois guardado no castelo - anúncio de uma revolução na Inglaterra e queda da monarquia. O príncipe Charles seria o último representante da família de Windsor

O 3º Anticristo será breve aniquilado vinte e sete anos durará sua guerra. Os hereges estarão mortos, cativos, exilados. Sangue, corpos humanos, água vermelha cobrindo a terra - sobre o terceiro anticristo que habitará a Terra

Nada mais há de fazer. Vou para junto de Deus.  Chegam os parentes, amigos e irmãos de sangue.  Serei encontrado ao lado da cama, sobre um banco. Morto - O profeta prevê a própria morte


Curiosidades

Poucos sabem, mas Nostradamus sofria de epilepsia psíquica, de gota e de insuficiência cardíaca; era o filho mais velho de oito irmãos e seu sobrenome vem de seu bisavô (judeu), que escolheu o nome de Pierre de Nostredame quando se converteu ao catolicismo; sua previsões eram feitas em seu quarto, dentro de uma bacia com água; e seu corpo foi sepultado em pé (para que ninguém pisasse nos seus ossos).

Leia mais sobre : Nostradamus , previsões , profecias

    Leia tudo sobre: nostradamus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG