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Confira o ranking do Ideb por Estados e regiões do Brasil

SÃO PAULO - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil atingiram as metas nos três níveis avaliados. Nas séries iniciais, o índice chegou a 4,2 - em uma escala de 0 a 10 - acima da meta de 3,9 proposta para 2007. Nas séries finais, o índice de 3,8 registrado neste ano superou até mesmo a meta prevista para 2009, de 3,7. Os dados relativos ao Ensino Médio igualaram a meta de 2009, de 3,5. http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2008/06/11/ensino_basico_publico_no_pais_supera_meta_no_ideb_1352513.html target=_topEnsino público supera meta de qualidade, revela Ideb

Redação |

Unidade da Federação Etapa de Ensino IDEB
Nota obtida META
2005 2007 2007 2009
Brasil Séries iniciais 3,8 4,2 3,9 4,2
Séries finais 3,5 3,8 3,5 3,7
Ensino Médio 3,4 3,5 3,4 3,5

Regiões

Entre as regiões, destaca-se o Nordeste, que ultrapassou as expectativas para 2009 nos três níveis da educação básica, com destaque para as séries iniciais. A nota passou de 2,9 em 2005 para 3,5 em 2007, bem acima da meta, de  3,0. As demais regiões também apresentaram crescimento variável em cada etapa do ensino. No Sudeste, o Espírito Santo ultrapassou as metas de 2007 nas séries iniciais do ensino fundamental, com o índice de 4,6 (meta de 2009), e nas séries finais, com 4, também prevista para o próximo ano. No ensino médio, alcançou 3,6, um pouco abaixo da média esperada para 2007, de 3,8.

Na Região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul superou os índices previstos para 2007 e 2009. Nas séries iniciais, obteve nota 4,3 (para 2007 era 3,6; para 2009, 4). Nas séries finais, alcançou 3,9, para uma previsão de 3,4 em 2007 e de 3,5 em 2009. No ensino médio, a nota foi 3,9 (a meta de 2009 era de 3,4).

O Paraná, na Região Sul, superou as metas de 2009 nas séries finais do ensino fundamental, ao obter 4,2 (para 2007, 3,6; para 2009, 3,7); no ensino médio, com 4 (2007, 3,6; 2009, 3,7), e nas séries iniciais do ensino fundamental, com 5, índice previsto para o ano que vem.

Na Região Norte, o Amazonas aparece no Ideb com notas superiores às projetadas para 2009. Nas séries iniciais do ensino fundamental a nota é 3,6 (2007, 3,1; 2009, 3,5); nas séries finais, 3,3 (2007, 2,8; 2009, 2,9); no ensino médio, 2,9 (2007, 2,4; 2009, 2,5).

Estão no Nordeste os estados com os maiores saltos de qualidade na educação básica alcançados na avaliação de 2007. Alagoas, por exemplo, superou as metas de 2009 nas séries iniciais e finais do ensino fundamental. A nota do estado nas séries iniciais foi 3,3 (2007, 2,6; 2009, 2,9) e nas séries finais, 2,7 (2007, 2,5; 2009, 2,6). No ensino médio, a meta era 3, e o estado obteve 2,9.

O Rio Grande do Norte também aparece com destaque. Nas séries iniciais, obteve 3,4 (2007, 2,8; 2009, 3,1) e nas séries finais, 3,1 (2007, 2,9; 2009, 3). No ensino médio, com nota 2,9, atingiu a meta.

Também o Piauí superou as metas no ensino fundamental. Nas séries iniciais, chegou a 3,5 (2007, 2,9; 2009, 3,2) e nas séries finais, 3,5 (2007, 3,1; 2009, 3,3). No ensino médio, ficou próximo da meta obteve 2,9 para uma previsão de 3,0 em 2007. Confira:

Unidade da Federação Etapa de Ensino IDEB
Nota obtida META
2005 2007 2007 2009
Norte Séries iniciais 3,0 3,4 3,1 3,4
Séries finais 3,2 3,4 3,2 3,4
Ensino Médio 2,9 2,9 2,9 3,0
Nordeste Séries iniciais 2,9 3,5 3,0 3,3
Séries finais 2,9 3,1 2,9 3,0
Ensino Médio 3,0 3,1 3,0 3,1
Sudeste Séries iniciais 4,6 4,8 4,6 5,0
Séries finais 3,9 4,1 4,0 4,1
Ensino Médio 3,6 3,7 3,6 3,7
Sul Séries iniciais 4,4 4,8 4,5 4,8
Séries finais 3,8 4,1 3,9 4,0
Ensino Médio 3,7 3,9 3,7 3,8
Centro-Oeste Séries iniciais 4,0 4,4 4,1 4,4
Séries finais 3,4 3,8 3,5 3,6
Ensino Médio 3,3 3,4 3,4 3,5


Estados

Minas Gerais foi o único Estado que não atingiu a meta de 2007 entre 1ª e 4ª série. No nível de 5ª a 8ª, apenas Amapá e Pará não atingiram os dados propostos pelo Ministério da Educação. Veja:

Unidade da Federação Etapa de Ensino IDEB
Nota obtida META
2005 2007 2007 2009
Acre Séries iniciais 3,4 3,8 3,5 3,8
Séries finais 3,5 3,8 3,5 3,7
Ensino Médio 3,2 3,5 3,2 3,3
Alagoas Séries iniciais 2,5 3,3 2,6 2,9
Séries finais 2,4 2,7 2,5 2,6
Ensino Médio 3,0 2,9 3,0 3,1
Amapá Séries iniciais 3,2 3,4 3,2 3,6
Séries finais 3,5 3,5 3,6 3,7
Ensino Médio 2,9 2,8 2,9 3,0
Amazonas Séries iniciais 3,1 3,6 3,1 3,5
Séries finais 2,7 3,3 2,8 2,9
Ensino Médio 2,4 2,9 2,4 2,5
Bahia Séries iniciais 2,7 3,4 2,8 3,1
Séries finais 2,8 3,0 2,8 3,0
Ensino Médio 2,9 3,0 3,0 3,1
Ceará Séries iniciais 3,2 3,8 3,2 3,6
Séries finais 3,1 3,5 3,1 3,3
Ensino Médio 3,3 3,4 3,3 3,4
Distrito Federal Séries iniciais 4,8 5,0 4,9 5,2
Séries finais 3,8 4,0 3,9 4,0
Ensino Médio 3,6 4,0 3,6 3,7
Espiríto Santo Séries iniciais 4,2 4,6 4,3 4,6
Séries finais 3,8 4,0 3,8 4,0
Ensino Médio 3,8 3,6 3,8 3,9
Goiás Séries iniciais 4,1 4,3 4,2 4,5
Séries finais 3,5 3,8 3,5 3,7
Ensino Médio 3,2 3,1 3,3 3,4
Mato Grosso do Sul Séries iniciais 3,6 4,3 3,6 4,0
Séries finais 3,4 3,9 3,4 3,5
Ensino Médio 3,3 3,8 3,3 3,4
Maranhão Séries iniciais 2,9 3,7 2,9 3,3
Séries finais 3,0 3,3 3,0 3,2
Ensino Médio 2,7 3,0 2,8 2,9
Mato Grosso Séries iniciais 3,6 4,4 3,7 4,0
Séries finais 3,1 3,8 3,1 3,3
Ensino Médio 3,1 3,2 3,1 3,2
Minas Gerais Séries iniciais 4,7 4,7 4,8 5,1
Séries finais 3,8 4,0 3,8 3,9
Ensino Médio 3,8 3,8 3,8 3,9
Pará Séries iniciais 2,8 3,1 2,8 3,1
Séries finais 3,3 3,3 3,4 3,5
Ensino Médio 2,8 2,7 2,9 2,9
Paraíba Séries iniciais 3,0 3,4 3,1 3,4
Séries finais 2,7 3,0 2,8 2,9
Ensino Médio 3,0 3,2 3,0 3,1
Paraná Séries iniciais 4,6 5,0 4,7 5,0
Séries finais 3,6 4,2 3,6 3,7
Ensino Médio 3,6 4,0 3,6 3,7
Pernambuco Séries iniciais 3,2 3,6 3,3 3,6
Séries finais 2,7 2,8 2,8 2,9
Ensino Médio 3,0 3,0 3,1 3,2
Piauí Séries iniciais 2,8 3,5 2,9 3,2
Séries finais 3,1 3,5 3,1 3,3
Ensino Médio 2,9 2,9 3,0 3,1
Rio Grande do Norte Séries iniciais 2,7 3,4 2,8 3,1
Séries finais 2,8 3,1 2,9 3,0
Ensino Médio 2,9 2,9 2,9 3,0
Rio Grande do Sul Séries iniciais 4,3 4,6 4,3 4,7
Séries finais 3,8 3,9 3,9 4,0
Ensino Médio 3,7 3,7 3,8 3,9
Rio de Janeiro Séries iniciais 4,3 4,4 4,4 4,7
Séries finais 3,6 3,8 3,6 3,8
Ensino Médio 3,3 3,2 3,3 3,4
Rondônia Séries iniciais 3,6 4,0 3,7 4,0
Séries finais 3,4 3,4 3,4 3,6
Ensino Médio 3,2 3,2 3,2 3,3
Roraima Séries iniciais 3,7 4,1 3,8 4,1
Séries finais 3,4 3,7 3,5 3,6
Ensino Médio 3,5 3,5 3,5 3,6
Santa Catarina Séries iniciais 4,4 4,9 4,5 4,8
Séries finais 4,3 4,3 4,3 4,5
Ensino Médio 3,8 4,0 3,8 3,9
São Paulo Séries iniciais 4,7 4,9 4,8 5,1
Séries finais 4,2 4,3 4,2 4,4
Ensino Médio 3,6 3,8 3,6 3,7
Sergipe Séries iniciais 3,0 3,4 3,1 3,4
Séries finais 3,0 3,1 3,1 3,2
Ensino Médio 3,3 2,9 3,3 3,4
Tocantins Séries iniciais 3,5 4,1 3,6 3,9
Séries finais 3,4 3,7 3,4 3,6
Ensino Médio 3,1 3,2 3,1 3,2


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