Concurso estimula estudantes a criar samba

Tema do samba deve envolver leitura e promover a cultura afro-brasileira

iG São Paulo |

Alunos do 3º ano do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de São Paulo podem participar de um concurso de criação de samba com o tema “Leitura também dá samba”. A proposta é da Afrobras – Fundação Zumbi dos Palmares, em parceria com a secretaria de educação do Estado, que tem o objetivo de divulgar a cultura afro-brasileria.

A participação do aluno está condicionada ao cadastro da escola no concurso, que deve ser feito até o dia 30 de junho pela internet . Após o preenchimento, a ficha de adesão disponível no portal deve ser encaminhada para o e-mail cremariocovas@fde.sp.gov.br . Alunos menores de 18 anos de idade precisarão de autorização dos pais ou responsáveis para ingressar no concurso.

Os sambas deverão ser desenvolvidos a partir do tema, com foco em: história da leitura; a importância da leitura para a vida; a leitura e seus diferentes suportes através dos tempos; e a leitura e a representação de seus códigos - linguagem verbal e não verbal.

A partir do roteiro elaborado com as informações obtidas durante a pesquisa, os alunos terão de criar a letra de um samba inédito, que deve compreender o resumo poético do tema “Leitura também dá samba”. O trabalho deverá ser apresentado por meio de um videoclipe, com no máximo sete minutos de duração, do samba-enredo cantado, com ou sem acompanhamento, gravado em arquivo avi ou mpeg, mpg ou mov.

Devem ser entregues também duas cópias da letra do samba-enredo, digitadas em word, fonte arial 12, espaço 1,5 cm, layout da página orientação “retrato”, impressas em sulfite tamanho A4, com etiqueta de identificação colada no verso com as seguintes informações: nome do projeto - Concurso “Escola Faz Samba”; título do samba-enredo; nome dos autores, RA/RG e série; nome da escola; professor-orientador do grupo e diretoria de ensino.

Serão selecionados três grupos de cinco alunos. As escolas finalistas serão premiadas com um conjunto de cinco instrumentos de percussão e corda por grupo. Ogrupo vencedor e o professor-orientador receberão um ingresso por pessoa para assistir ao Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial no Carnaval 2011 no Sambódromo de São Paulo.

    Leia tudo sobre: sambaconcurso

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG