Como fazíamos sem...

Olhe a sua volta. Certamente, verá um monte de objetos que vê todos os dias, uns que utiliza sempre e outros nem tanto. Mas será que você consegue imaginar como seria o mundo sem eles ¿ ou pelo menos parte deles?

Redação |

Pois existiu um tempo em que as pessoas não usavam a internet, não conheciam os palitos de fósforo, não tinham nem mesmo geladeira, entre outros apetrechos tão comuns hoje em dia.

A jornalista Bárbara Soalheiro pesquisou o que nossos ancestrais faziam para superar as dificuldades e colocou tudo no livro Como Fazíamos Sem . Confira algumas descobertas:

Sem geladeira ¿ Foi a falta de geladeira a grande responsável pela invenção de alimentos salgados, como o bacalhau. As frutas eram secas ou viravam compotas e geléias. Dessa época originam também as despensas das casas, já que os alimentos eram guardados em quartos escuros, longe da luz e do calor para durar mais.

Sem talheres - A solução era usar a mão. Foi somente no século XVIII que os talheres se popularizaram - eles já existiam desde as cavernas, mas eram pouco usados. A falta deles fez com que o espaguete fosse popular somente nas classes mais baixas.

Guardanapos ¿ O uso dos guardanapos e lenços popularizou-se somente no século XIII. Até esta época, as bocas eram limpas e os narizes assoados nas próprias mãos ¿ aquelas que pegavam os alimentos (eca!).

Dinheiro ¿ antes de ser instituído valor para moedas e cédulas, toda relação comercial era feita na base da troca. Galinhas eram trocadas por sapatos, feijões por vacas, assim por diante, até a criação de moedas de ouro e prata.

Anestesia ¿ o primeiro método para deixar a pessoa desacordada durante uma operação foi de médicos assírios, que apertavam a artéria que leva sangue ao cérebro e mantinham o paciente num coma temporário.

Até surgir a anestesia como conhecemos hoje, os pacientes eram submetidos a ervas venenosas, gás hilariante, bebida, entre outras táticas.

    Leia tudo sobre: curiosidadeshistóriainvenções

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG